Foto por Reuters
Peter Wadhams, professor de física do oceano na Universidade de Cambridge e um dos maiores especialistas do mundo no assunto, e sua equipe, perfuraram 1500 buracos na camada de gelo durante uma caminhada de 450km pelo Ártico e constataram que a espessura média do gelo está em 1,8 metros, considerada muito fina para suportar o derretimento no verão. Os dados foram comparados também com amostras obtidas em 2007 pela marinha britânica, apontando a redução do gelo nestes anos.
O site ScienceDaily também anunciou em 18 de setembro que a camada de gelo no Ártico alcançou sua menor extensão em 2009, sendo também o terceiro menor recorde desde o início de sua medição em 1979.
Desta forma, no período previsto, as expedições ao Pólo Norte terão uma grande mudança de rumos, deixando de ser uma caminhada para se tornar rota para expedições embarcadas.
Matéria em apoio ao Blog Action Day, onde mais de 7000 blogs se únem para divulgar e discutir as questões sobre o Aquecimento Global. Leia também: Aquecimento Global: aventureiro consciente.
0 comentários:
Postar um comentário