quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Prova de endurance Sahara Race hoje no 4o. estágio

Endurance Sahara Race today in the 4th. stage.(Translate this article).



Está em curso a Sahara Race, uma das 10 provas de endurance mais duras do planeta (de acordo com a revista TIME), que encontra-se nesta quarta-feira em seu 4o. estágio. A prova, com um percurso total de 250 km, divididos em 6 estágios de 20 a 80 km por dia, atravessa parte do deserto do Saara, dentro do território egípcio. Nesta edição 130 atletas largaram no dia 25 de outubro do Oasis Farafra (assista ao vídeo da largada), distante 7 horas de viagem da cidade do Cairo, com o objetivo de completar a prova 7 dias após na chegada junto as Pirâmides de Gizé.

Cada atleta deve ser autosuficiente, carregando todo o equipamento e alimentação necessárias para a prova, além de um saco de dormir. A cada dia do percurso, devem passar por 4 ou 5 postos de controle indicados pela organização, onde podem obter água e ter atendimento médico. Ao final de cada etapa, podem encontrar-se com suas equipes de apoio para se recuperar para o próximo dia.



Tão dura quanto esta prova, talvez somente as outras três que fazem parte do 4Deserts, circuito sem igual no mundo, organizado pela Racing the Planet. O circuito foi elaborado de forma que atletas do mundo todo enfrentem as 4 categorias de desertos do planeta: quentes (subtropicais), frios, litorâneos e polares. As provas ocorrem, respectivamente, no Deserto do Saara (Sahara Race), Deserto de Gobi (Gobi March - China), Deserto do Atacama (Atacama Crossing - Chile) e na Antártida (The Last Desert).

Qualquer pessoa pode participar das provas, embora o número de inscrições seja limitado. Os tempos de corte são bastante generosos e permitem que se façam as provas caminhando, embora a verdadeira competição ocorre entre aqueles que realizam os percursos inteiros correndo. Para participar da prova na Antártida, é preciso que o competidor tenha completado ao menos 2 das outras 3 provas do circuito.


Carlos Dias

E é de um brasileiro o recorde do "maratonista a completar as 4 provas em menor período de tempo". Dentro de um período de 300 dias (menos de um ano), o ultramaratonista Carlos Dias enfrentou todas as provas do circuito 4Deserts, tendo iniciado pelo Deserto de Gobi, depois Sahara, Antártida e por fim Atacama. Carlos dias já completou feitos como uma corrida do Oiapoque ao Chuí (nos extremos norte e sul do Brasil), percorrendo 9 mil km em 100 dias (superando feitos de outros atletas, como do grego Dean Karnazes). Hoje encontra-se nos Estados Unidos da América, correndo o país de costa a costa em um percurso que somará mais de 4.500 km em prol do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graac). Acompanhe e apoie o desafio de Carlos Dias em seu blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...