quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Entrevista exclusiva com Karol Meyer para o 40milkm

Exclusive Interview with Karol Meyer. (Translate this article).



Neste ano a mergulhadora brasileira Karoline Meyer quebrou vários recordes sulamericanos e mundiais no mergulho livre. Entre estes, o recorde mundial de apnéia estática, com o incrível tempo de 18min32s sem respirar, registrado no Guiness Book TM (conforme matéria anterior neste blog), e a terceira melhor marca no mundo na disciplina Lastro Variável, onde atingiu a marca de 93m em um mergulho em Bonaire (confira mais informações e um vídeo completo sobre o recorde em matéria no site Brasil Mergulho).

O blog 40milkm entrou em contato com a atleta e conseguiu esta entrevista exclusiva , onde Karol conta um pouco sobre a sua paixão e dedicação ao mergulho livre. Confira:

40milkm:
O que inspira você a enfrentar os desafios do mergulho livre e a superar limites, em condições que a princípio não são naturais ao ser humano?

Karol:
Lembro-me de um dia de treino que antecedia à tentativa do último recorde mundial, para o Guinness Book TM... Eu fiquei imaginando um mergulho, o tempo que eu teria para poder passear com os peixes, isto me absorveu grande parte do tempo... quando eu sai da água, a aula de natação havia parado, todo mundo começou a me aplaudir e a minha felicidade não era tão somente pela marca, mas o entusiasmo de, por alguns minutos, poder fazer parte de um mundo que eu adoro!

O amor pelo mar, a liberdade e leveza que a água proporciona, o contato com a natureza, a aventura...



Não mergulho somente para fazer recordes, comecei a mergulhar porque sempre desejei passear no fundo do mar, com os peixes, com a vida marinha. Os recordes são um detalhe, temporário. Quando eu não tiver mais interesse, não os farei.

Mas o mergulho, este eu jamais deixarei de praticar!

40milkm:
O que vem em sua mente quando está lá a 80, 100 metros de profundidade? Existe o medo neste momento?

Karol:
Não, nenhum medo, estou bem, estou em paz, concentrada no meu interior. À partir de uma certa profundidade, não há mais luz ... mas há uma enorme sensação de bem estar, estou feliz por estar lá, no fundo do mar!



40milkm:
E antes da descida?

Karol:
Antes da descida, nas últimas horas, o momento é de concentração também. Às vezes aparecem dúvidas, do tipo: "será que tudo vai dar certo". Mas são imediatamente combatidas pela ação, pelo planejamento, pela certeza de que tudo foi feito da melhor forma. O mergulho em profundidade exige uma equipe técnica de mergulhadores afinada para o trabalho, equipamentos corretos, embarcação e toda a segurança disponível e apta a intervir. 



Este é um trabalho feito com meses de antecedência!!! Com meetings, com treinamento da segurança, tudo isto eu coordeno. Neste ano tive a grande ajuda do recordista Patrick Musimu (que atuou como meu coach) em Bonaire, e pude descansar mais.



A equipe de mergulhadores técnicos da Padi, do Dive Center Buddy Dive Resort foi impecável. Isto te dá mais segurança e permite que você avance na profundidade. A segurança é essencial!



40milkm:
E como é conciliar a atividade com o trabalho, já que é difícil, principalmente no Brasil, conseguir viver somente do esporte? Você consegue não pensar no mergulho enquanto trabalha? :D

Karol:
Trabalho no banco 6 horas por dia, nas outras 18 horas sonho e mergulho em apnéia :-)))

É dificil, mas sou teimosa, desistir dos sonhos seria assinar meu atestado de óbito.

Além da prática competitiva do mergulho livre, eu criei cursos com um foco diferente e essencial, o de buscar bons momentos debaixo da água, sem "perseguir" uma profundidade ou tempo. É o verdadeiro "Mergulho LIVRE". Recentemente em Bonaire fiz o "Freediving Adventures" onde os meus alunos tiveram a oportunidade de aprender técnicas do mergulho em apnéia, yoga para mergulhadores e, além disto, passear nos locais mais belos da ilha, como o naufrágio Hilma Hooker, recifes de corais como Karl Hills e Jeffrey's Bay. Minha idéia é de levar este curso para as operadoras do país, sempre exaltando as belezas de cada local e explorando-as em apnéia.

Gosto de ensinar, há 13 anos dou cursos e já recebi o título, também, de melhor instrutora pelo Icare Trophie.

Fico muito feliz em poder ver meus alunos descendo com habilidade, tranquilidade e segurança!


Vídeo sobre o curso de Mergulho Livre em Bonaire

40milkm:
E você pratica ou pretende ainda praticar outros esportes extremos diferentes do mergulho? Já passou por superações em outros esportes?

Karol:
Já, eu adoro, rafting, canyoning, rappel, bungee jump, mas sempre com profissionais competentes ao lado, com toda a segurança possível.

40milkm:
E, por fim, quais são os seus próximos objetivos a serem alcançados no mergulho livre?

Karol:
Alguns recordes mundiais estão em foco, tanto em profundidade quanto em piscina... segredo!

Acompanhe notícias atualizadas sobre a atleta Karol Meyer em seu website.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...