terça-feira, 27 de outubro de 2009

Descida inédita de ski na montanha K2

Unprecedented ski descent on K2 moutain. (Translate this article).

Durante todo o ano de 2009, nenhum alpinista havia chegado ao topo da montanha K2, no Paquistão, até o dia 04 de agosto, quando Dave Watson e sua equipe chegaram a menos de 150 metros do cume. Impossibilitados pelo mau tempo de realizar a conquista final, a única opção da equipe foi iniciar a descida rapelando pelas escarpas da montanha.


 K2 ao fundo

Mas o objetivo de Watson não era apenas o cume e tão pouco descê-lo pelos métodos tradicionais. Equipado com crampons, picareta em uma mão e bastão de trekking em outra, o escalador e guia de ski, que também conquistou o topo do Everest por duas vezes (e esquiou montanha abaixo a partir dos 7315m), subiu o K2 com o intuito de ser a primeira pessoa no mundo a descê-lo esquiando. E assim o fez. Exausto pela subida, as 14h30min Watson retirou os skis da mochila, clipou nas botas de neve, olhou para a encosta com 60 graus de inclinação e partiu para a descida da montanha que mais mata alpinstas no mundo.


David Watson descendo o K2

"Eu estava feliz por ter feito [a descida] sem qualquer incidente. As pessoas durante toda a viagem ficaram me implorando para não tentar esquiar a montanha. Um alpinista até se ofereceu para levar os meus esquis para baixo para mim. Entre os outros alpinistas, não havia muita convicção de que era possível, mas eu sabia que estava dentro de minhas habilidades. Eu não fiz a descida a partir do cume, mas realizar a primeira descida de esqui do Bottleneck Couloir foi incrivelmente satisfatório." disse Watson à revista Ski.


Karakoran 2 (K2)

O K2 (também conhecido como Monte Godwin-Austen, Chogori ou Dapsang, ou ainda Daniel Ruggi) é uma montanha da cordilheira de Karakoram, uma das cadeias dos Himalaia, na fronteira sino-paquistanesa (na região da Caxemira ocupada, no Baltistão). É o segundo pico mais alto do mundo, depois do Monte Everest. Tem uma altitude máxima de 8611 metros, e foi explorado pela primeira vez por um europeu em 1856. O alpinista T.G. Montgomery, na expedição liderada por Henry Haversham Godwin-Austen, designou-o "K2" ("Karakoram 2").

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...