segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Meias de compressão para esportes de endurance

Compression stockings for endurance sports. (Translate this article).



Cada vez mais em matérias sobre provas de endurance em revistas, sites e blogs especializados, há um item que desponta nas fotos dos atletas: as meias de compressão alcançando a altura dos joelhos. De acordo com o site Training Peaks, parece que a "mania" entre os atletas teve um aumento substancial a partir do Ironman do Havaí de 2008, mesmo que fossem vistas sendo utilizadas já anteriormente, de forma menos intensa.



Mas será que as meias funcionam realmente para o aumento de performance do atleta? A colunista Jennifer Fields, do blog That´s Fit, indica um estudo científico da revista Medicine & Science in Sports and Exercise que aponta que não. Segundo o estudo, não houve melhora na capacidade de endurance e nem tampouco alterações fisiológicas nos atletas testados. Entretanto, há confirmações de que as meias reduzem a vibração e contrações musculares durante as corridas, devido a melhora do fluxo sanguíneo, fazendo com que os atletas que as usam fiquem menos doloridos após as provas. No caso, por exemplo, de ultramaratonas por etapas, só este fato pode ser um grande ganho para o atleta, inclusive, indiretamente, em sua performance.



Já o site da marca SLS afirma que suas meias e "pernitos" de compressão, utilizadas pelos top 10 do Ironman do Havaí de 2008, tiveram comprovação científica de que com uma melhora do fluxo sanguíneo em 34%, há uma maior entrega de oxigênio para os músculos em atividade, provocando uma melhora também na performance. Combinado a isto, a melhora da circulação também ajuda o corpo a eliminar o ácido lático, permitindo que o atleta trabalhe mais forte durante mais tempo.



É preciso observar que existem vários níveis de compressão, que são medidos em milímetros (mm) de mercúrio (Hg). Meias com compressão de 8 a 15 mmHg oferecem uma compressão suave e funcionam de forma preventiva a fadiga e cãimbras mais brandas. Com uma compressão de 15 a 20mmHg, os benefícios são de menos inchaço das pernas, menos dores e o combate a varicoses leves. Meias de compressão de 20 a 30 mmHG (as da marca SSL estão na média de 26 a 28 mmHg) são as utilizadas pelos atletas nas provas de endurance, e reduzem inchaço grave (linfedemas), insuficiência venosa moderada a severa, e fadiga e cãibras fortes. Já níveis de compressão acima de 30 mmHg são recomendadas somente para uso médico.

O site Ultra Running Insights também dá algumas dicas sobre diferentes tipos de meias, que vão de curtas a longas e com opções de níveis variáveis de compressão conforme a região das pernas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...