sábado, 3 de outubro de 2009

Montanhista Jaime Viñals completa na Indonésia 25 das 50 montanhas mais altas do mundo



O explorador Guatemalteco Jaime Viñals, que já escalou os 7 picos mais altos do mundo e os 7 mais altos dos Andes, esteve durante o mês de setembro na Indonésia para escalar 3 das 50 montanhas mais altas do mundo. A Indonésia é um arquipélago situado na região conhecida como o "Anel de Fogo do Pacífico". Possui mais de 400 vulcões, sendo que quase 100 destes estão ativos e entram em erupção ao menos uma vez ao ano.

A expedição que durou mais de 20 dias faz parte do projeto no qual Jaime já alcançou a metade do seu objetivo: com a subida às montanhas Rinjani Gunung, Gunung Semeru e Shan Syue (em Taiwan) foram completadas 25 das 50 montanhas de sua lista.



Conforme conta Jaime em seu relato no site Montañismo y Exploración, do também montanhista Carlos Rangel, o Gunung Semeru é um vulcão ativo, com 3,676 metros de altitude, e está dentro do Tengger Bromo Semeru National Park. O parque, com mais de 50 mil hectares, é uma das áreas de conservação mais famosas na Indonésia devido a importância dos valores culturais e estéticos que protegem a biodiversidade local, localizada em Java Oriental. A subida ao topo foi um caminho de muitos desafios, enfrentando areia vulcânica, deslizamentos e gases tóxicos, além da ausência de água e solo muito instável para a instalação de barracas. No topo, apesar da temperatura de 0 graus centígrados e de todo o esforço, a recompensa, com vista fantástica de vulcões próximos e erupções constantes.



A segunda montanha escalada na expedição foi o Rinjani Gunung, que é o segundo maior vulcão na Indonésia, e o vulcão mais alto da ilha de Lombok, no norte.  O mais impressionante deste vulcão, de acordo com James, é a bela paisagem que está dentro da cratera e da cúpula.  A caldeira vulcânica contém um lago de 3,22 km de diâmetro (o Anak Segara) e uma pós-caldeira, onde existe outro vulcão chamado Gunung Baru, com cerca de 2.800 metros de altura e muito ativo. A paisagem ainda é completada pela fumaça branca da evaporação da lava que escorre para dentro do lago Anak Segara.



Após a escalada dos vulcões, Jaime Viñals viajou para Taiwan para a subida do Syue Shan, o segundo pico mais alto do país. Jaime não pôde escalar o Yu Shan, a montanha mais alta, por ter sido fechada temporariamente pelo governo devido ao danos causados pelo tufão Morakot recentemente. A subida ao Syue Shan contou com paisagens bem diferentes das anteriores, incluindo a travessia por uma espessa floresta de pinheiros e araucárias e uma formação de gelo conhecida como "funil", formada pela pressão do gelo no inverno. Do topo, a vista de 360 graus da cordilheira, e na distância o Dapajian Yu Shan Shan, a montanha que ficará esperando para uma próxima viagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...