quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Palestras de Amyr Klink e Karol Meyer no Salão Náutico Mercosul

Amyr Klink and Karol Meyer presentations in Mercosur Boat Show. (Translate this article).


Amyr Klink e Karol Meyer em Porto Alegre, RS (fotodivulgação de news@karolmeyer.com)

Neste sábado, 05 de dezembro, tive a oportunidade de assistir as palestras de Amyr Klink e Karol Meyer no 3o. Salão Náutico do Mercosul, realizado à orla do Guaíba em Porto Alegre, RS.

Em sua palestra, Amyr iniciou com uma pequena crítica a capital gaúcha, que se estendeu ao restante do país: a inexistência de um atracadouro público e exploração efetiva da orla para o lazer náutico, algo que estavamos experimentando como um "aperitivo" ali mesmo no evento. De acordo com Amyr, a orla do Guaíba comportaria em torno de 6 mil barcos atracados, e hoje não conta nem com 1 mil. O mesmo comparativo estendeu a outras cidades como Florianópolis e Rio de Janeiro, que poderiam estar explorando melhor suas orlas e o potencial de navegadores. O motivo disto? A inexistência de uma cultura náutica no Brasil, natural a muitos países europeus, por exemplo.

Além da explanação sobre o mercado náutico internacional, Amyr concentrou sua palestra no que provavelmente é o seu maior prazer: as viagens à Antártica no seu barco Paratii II, ultimamente acompanhadas por sua esposa e filhas. Com informações surpreendentes sobre a capacidade do barco, projetado pelo próprio velejador para atracar e literalmente encalhar no gelo, Amyr contou como as meninas se adaptaram com velocidade impressionante as condições de navegação e clima em local tão inóspito, e o quanto aprenderam com cada uma das visitas ao continente gelado. O conhecimento adquirido é tanto, que hoje as filhas de Amyr estão realizando palestras para pesquisadores e grupos de executivos sobre suas experiências.

Amyr já esteve 35 vezes na Antártica, 4 delas com as filhas, e está se preparando para mais uma viagem ao continente para daqui há algumas semanas.

A mergulhadora Karol Meyer, presente em todas as edições do Salão Náutico, nos contou sobre seus últimos feitos no mundo do mergulho livre e apnéia. Comentou sobre todo o esforço e preparação dos treinos e as dificuldades enfrentadas com a pressão existente para a homologação de suas marcas. Para o recorde de 18 minutos e 32 segundos em apnéia estática em piscina, Karol utilizou oxigênio puro por alguns minutos antes de segurar por definitivo a respiração, ato permitido para o recorde em questão pelos órgãos reguladores. Karol relatou que o recorde passou anteriormente pelas mãos do ilusionista David Blane e posteriormente pelo mergulhador italiano Gianluca Genoni, que havia atingido a marca de 18 minutos e 02 segundos. Karol admitiu ter ficado surpresa com a própria marca, e está esperando para ver o que os "homens" (mergulhadores) farão a respeito do seu feito.

Karol mostrou ainda imagens sobre o mergulho de 93 metros de profundidade em Bonaire, onde utilizou um sled (máquina que conduz o mergulhador em direção ao fundo através de um cabo) projetado e construído pela própria atleta, e sobre seu novo projeto: "trainning camps" de mergulho para entusiastas, focados mais no lazer através de passeios subaquáticos do que em superação de marcas. Os alunos deste curso terão a oportunidade de experimentar uma versão reduzida do mesmo sled utilizado por Karol, fixado ao sul da Ilha de Florianópolis a profundidades de até 30m. Os cursos serão ministrados neste verão de 2010 e mais informações podem ser obtidas pelo email news@karolmeyer.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...