sábado, 12 de dezembro de 2009

Comissão do Nepal chama atenção do mundo na COP15

Commission of Nepal called the world's attention on COP15. (Translate this article).



Um grupo de mais de 300 nepaleses, 100 deles escaladores, protestaram ontem em Copenhagen para trazer a atenção internacional para os efeitos das mudanças climáticas nos Himalaias. “Save! Save! Save! Save the Himalayas” entoaram em coro os nepaleses durante a conferência internacional COP15.

Apa Sherpa, que detém o recorde de 19 escaladas ao cume do Everest, declarou que "não nevou durante Dezembro, Janeiro e Fevereiro, quando deveria nevar fortemente, e finalmente nevou muito em Maio, quando normalmente o clima é seco [nos Himalaias]".

As mudanças apontadas não afetam somente as comunidades mais frágeis da cadeia montanhosa, mas num alcance de 2700km através do Paquistão, Nepal, Butão e China. As águas derretidas dos glaciares dos Hymalaias alimentam os 10 maiores rios da Asia e sustentam quase 1 bilhão de pessoas, incluindo sua agricultura e turismo.

Este ecossistema vital está em grande perigo, conforme as temperaturas aumentam e os glaciares recuam. Há previsões de que os glaciares da parte central e leste dos Himalaias possam desaparecer totalmente até 2035.



Alguns dias antes da comissão de nepaleses partir para a reunião climática da ONU, alguns membros da administração do país vestiram máscaras de oxigênio e através de um helicóptero montaram acampamento na base do Everest, em Kalapathar, há cerca de 5 262 metros acima do nível do mar, também com a intenção de alarmar ao mundo os problemas enfrentados não apenas pelo seu país mas por todo o planeta.

Veja no site Nepal Monitor, na íntegra, a declaração realizada pelos nepaleses durante os momentos de protesto no acampamento base do Sagarmatha, como chamam o Monte Everest, e a declaração do secretário geral da ONU, de 11 de dezembro, em apoio aos nepaleses. O grupo clama para que os países desenvolvidos se comprometam com 1.5% de seus ganhos para ajudar as nações pobres a protegerem o meio-ambiente.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...