quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Natação no Everest

Swimming at Everest. (Translate this article).



"Tem louco pra tudo" é uma frase comum de se escutar no mundo da aventura. Mas muitas vezes é por uma bo causa. O nadador britânico Lewis Gordon Pugh, detentor de vários recordes de natação em águas abertas ao redor do mundo, pretende em abril de 2010 nadar a 5300m de altitude nas águas geladas de um lago no Glaciar Khumbu. Onde fica o Glaciar Khumbu? Simplesmente aos pés do Monte Everest.

Será uma tentativa de 1km de natação de extrema dificuldade, devido a altitude, temperatura e menor densidade dá agua, por ser um lago de água doce. Pugh tem por objetivo com seu desafio chamar a atenção dos líderes dos grandes países para a questão do aquecimento global e o impacto no derretimento dos glaciares nos Himalaias, problema que irá afetar em torno de 1.3 bilhões de pessoas na ásia que são abastecidas por suas águas (veja post anterior aqui no blog).

Mas será que Pugh é capaz? Bom, em 2007, o britânico realizou uma travessia também de 1 km por 18min e 50 segundos no Pólo Norte, em águas com temperaturas próximas a zero graus centígrados. O feito do nadador também teve um objetivo ambientalista, chamando a atenção para a redução da espessura das camadas do gelo Ártico e para o risco de extinção do Urso Polar, sua maior preocupação durante o nado.

Este vídeo de 8min39s publicado em seu site mostra o dia da preparação e do desafio enfrentado pelo nadador no Pólo Norte. Dá para imaginar a dificuldade pelas reações de Lewis ao final do vídeo, após a saída da água.



Veja este e outros feitos realizados pelo nadador Lewis Gordon Pugh em seu website, incluindo a travessia completa de um fiorde na Noruega, já exibido pela televisão a cabo brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...