quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Aconcágua reclama primeira morte da temporada

Aconcagua claims first death of this season. (Translate this article).



O Aconcágua reclama por sua primeira morte da temporada. De acordo com o site de notícias argentino "Los Andes", no dia 07 de dezembro um grupo de montanhistas que se deslocava pelo Glaciar dos Polacos relatou a um dos postos de controle do parque ter encontrado um corpo no local. O chefe da equipe de resgate da polícia de Mendoza, David Spinelli, indica ser de um tailandês naturalizado norteamericano que ingressou no parque há 11 dias atrás com o objetivo de alcançar o cume.

De acordo com Spinelli, o homem teria realizado a ascensão ao cume em solitário, após duas tentativas fracassadas, e ao ser surpreendido por uma forte nevasca, provavelmente errou a rota e fez a descida pelo Glaciar dos Polacos ao invés de retornar pela via normal. A equipe não pode ainda realizar o resgate do corpo devido ao mau tempo e as temperaturas de 27 graus centígrados abaixo de zero, não tendo portanto informações mais precisas sobre a causa da morte.

Até o momento, desde 15 de novembro, já foram realizados 17 resgates no parque por diferentes motivos, inclusive o de um guia experiente de montanha que teria caído de uma das mulas que transportam equipamentos até os acampamentos base. Mesmo assim, o Diretor de Recursos Naturais, Daniel Gómez, indica que o início da temporada é considerado positivo, estando o parque preparado para atender aos visitantes com uma equipe de 80 funcionários entre médicos, patrulheiros e outros, além de em torno de 350 pessoas trabalhando no local através de operadoras privadas.

De acordo com o "Los Andes", já foram vendidos 689 ingressos para a temporada 2009-2010, sendo que 455 para a subida até o cume. Mesmo assim, após 25 dias de início da temporada de verão, nenhum montanhista ou equipe chegou ao cume até o momento, com sucesso, devido ao mau tempo constante.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...