quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Update: por onde andam os exploradores?

Update: where are the explorers? (Translate this article).

Dando uma geral por onde andam alguns exploradores citados anteriormente aqui no blog (veja lista ao final), temos:



O ciclista Mark Beaumont, que partiu em sua bicicleta em 27 de maio de 2009 de Anchorage no Alasca rumo a Ushuaia, no extremo sul do continente sulamericano, encontra-se hoje no Peru. Mark recentemente passou uma noite na cidade de Pisco, que em 2007 foi devastada por um terremoto de intensidade 7.9 na escala Richter e está sendo reerguida com muito esforço. Seguindo rumo ao sul, o ciclista dirige-se as misteriosas linhas de Nazca, marcações distribuídas ao longo de 80 km no solo do deserto de mesmo nome e que formam figuras gigantescas, como as de uma aranha, um beijaflor e um macaco de vários metros de extensão. Até hoje não se sabe como e porquê as linhas foram criadas, considerando-se que só é possível ver suas formas se olhadas a partir do céu. Confira o mapa com a rota e a posição de Mark Beaumont, que pretende finalizar sua aventura em fevereiro de 2010 após 24 mil km de pedaladas.



Ed Stafford, que está atravessando a pé toda a extensão da Amazônia, seguindo o curso do Rio Amazonas há 609 dias (Mark inicou a expedição em 02 de abril de 2008 e pretende encerrar em agosto de 2010), encontra-se próximo a ... algum ponto no meio deste "mar verde", como pode ser visto no mapa do site Walking the Amazon. Ed e seu companheiro de viagem Cho, vem enfrentando muitas dificuldades no trajeto, desde a recente interrupção do patrocínio e consequentemente o corte do plano de seguro e resgate (já reestabelecidos), momentos de ração limitada (basicamente farinha de mandioca) a encontros perigosamente desapercebidos com víboras altamente venenosas, que poderiam acabar com a expedição em poucas horas. Em seu último post, Ed relata como um erro pode trazer grandes benefícios algumas vezes, tendo confundido no Google Earth uma tubulação de petróleo com o que achava ser uma estrada, que iria por alguns dias lhes dar um pouco de conforto no avanço pela mata fechada. A recompensa veio do encontro com trabalhadores que acabaram lhes fornecendo uma ótima e quente refeição. Acompanhe Ed e Cho no Twitter.

Eric Larsen, explorador polar, já se encontra no décimo terceiro dia da expedição "Save the Poles" na Antártida, primeira parte do projeto que inclui também o Pólo Norte e o Monte Everest em menos de 365 dias. Eric está liderando outros dois companheiros em uma travessia a pé, não assistida, rumo ao Pólo Sul, enfrentando temperaturas gélidas de -30 graus centígrados. Confira a posição de Eric em seu site.



Outras duas equipes também estão no meio de suas expedições na Antárdida. A equipe Commonwealth Expedition, formada por 8 mulheres de diferentes países, embora passe momentos de dificuldades com o frio intenso, está progredindo muito bem em direção ao Pólo Sul. O grupo está em torno de 20 milhas náuticas (37km) a frente do que esperavam, tendo passado no dia 26/11 pelas coordenadas 83 graus 01.261 minutos Sul, 067 graus 53.284 minutos Oeste. A rotina das meninas inicia as 6hs da manhã com um belo café, e segue ao longo do dia com 6 pernas de 90 minutos de caminhada/ski, com 7 minutos de intervalo entre cada uma.



Ryan Waters e Cecilie Skog estão também se deslocando ao Pólo Sul na Antártida e se encontram em um ponto entre as montanhas Pensacola e Forrestral, alternando entre crampons e skis pelo trajeto. A localização da dupla pode ser acompanhada pelo mapa atualizado no site da expedição.



Steve Romeo, que pretende alcançar o cume do Aconcágua e realizar uma descida inédita de ski pelo Glaciar dos Polacos, enviou um report por satélite fone neste dia 30/11 (a equipe continua sem acesso a internet) informando que se encontram no primeiro acampamento de altitude após Plaza de Mulas, há uns 18 mil pés (5486m) e pretendiam passar o dia 01/12 descansando ou subindo para o acampamento 2. Steve informou que devem conseguir uma janela de tempo bom na quinta-feira para tentar o cume, e que a temperatura neste dia deverá estar em -17,8C com sensação térmica de -37,22C se tiver vento. Você pode acessar o site da  Iridium.com e clicar em “Send a Satellite Message” no canto superior direito, digitando o número 8816-4148-8254 para enviar uma mensagem de apoio à equipe.



O americano Alexander Martin, que está cruzando da costa oeste à costa leste dos EUA a remo na chamada "America's River Expedition" pelos grandes rios e lagos do norte americano (ver a rota), acaba de finalizar a segunda etapa de sua travessia de mais de 9 mil km. Alexander voltou para casa para aguardar o inverno passar, para retornar a expedição em maio de 2010. Separar por etapas esta expedição não necessariamente a torna uma tarefa fácil. Alexander tem se deslocado por ambientes totalmente inóspitos e selvagens. Os grandes lagos começam a congelar com a chegada do inverno e as nevascas a se intensificarem. Em seu último post no blog da expedição, o canoísta relata como, em um breve momento de desatenção, teve que nadar atrás de seu caiaque que se desprendeu das amarras e acelerou corredeiras abaixo.



Jessica Watson, uma garota de apenas 16 anos que partiu sozinha de Sidney, Australia, em 18 de setembro de 2009 para uma volta ao mundo solo em seu veleiro de 33 pés, Ella's Pink Lady, está a 46 dias no mar e já percorreu 5 mil milhas náuticas (9.260km). Jéssica está atualmente se deslocando para o sul atráves da Polinésia Francesa para enfrentar provavelmente o trajeto mais difícil de navegação até o momento, pela quantidade de ilhas, elevações do substrato e corais. Jessica já cruzou a Linha do Equador (e tomou o tradicional banho de água salgada como pode ser visto na foto acima) e alcançou as ilhas Kiritimati (Christmas Island), conforme planejado, e se direciona ao Chile para dobrar o cabo Horn no extremo sul do continente sulamericano.

Leia também os posts anteriores sobre estes exploradores:

Pedalando do Alasca a Ushuaia
Amazon Walkers
Antártida: exploradores iniciam preparação 
Steve Romeo rumo a descida de ski no Aconcágua
Expedição: cruzando os EUA a remo
Garota de 16 anos inicia volta ao mundo de veleiro

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...