sábado, 22 de maio de 2010

Recorde no Everest: Jordan Romero é o mais novo montanhista no cume

Record at Everest: Jordan Romero is youngest on summit. (Translate this article).

 Jordan e Paul Romero em aventura anterior nos EUA.

O garoto americano Jordan Romero, de apenas 13 anos de idade, tornou-se o mais jovem montanhista a alcançar o topo do Monte Everest, nesta sexta-feira, dia 21 de maio, quebrando o recorde anterior, como parte de sua tentativa de escalar os picos mais altos em todos os sete continentes.

Um porta-voz de Jordan, disse que a equipe o chamou por telefone via satélite a partir do cume da montanha mais alta do mundo, a 8.848 metros acima do nível do mar.

"Seus sonhos agora se tornaram realidade. Todo mundo parecia incrivelmente feliz", dizia a frase no blog de Jordan neste dia 21 de maio pela manhã.

O adolescente, que escalou o Monte Kilimanjaro na África, quando tinha 10 anos disse que foi inspirado por uma pintura em seu corredor da escola que mostrava os maiores cumes dos sete continentes.

O recorde anterior para o mais jovem montanhista a escalar o Everest pertencia a Temba Tsheri, do Nepal, que atingiu o pico aos 16 anos de idade.

"Estou muito orgulhoso dele", disse a mãe de Romero à Associated Press por telefone pouco antes de chegar ao pico, quando ela viu o sua posição através do rastreador GPS online em seu website.

Romero, de Big Bear, na Califórnia, foi escalar o Everest com o pai, o aventureiro Paul Romero e sua namorada Keren Lundgren, e mais três guias Sherpa. Ele partiu para o pico do acampamento base do a partir do lado tibetano.

Everest foi primeiro desafio de Jordan acima de 8mil metros.

Ao contrário do vizinho Nepal, a China não tem limite de idade para os escaladores. Romero registrou-se com as autoridades chinesas em abril, disse Zhang Mingxing, secretário-geral da Associação de Montanhismo China-Tibete .

A equipe planeja fazer algo especial para Romero no topo da montanha.

Fonte: The New York Times e JordanRomero.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...