terça-feira, 25 de maio de 2010

Tecnologia para água potável na sua aventura

Technology for potable water in your adventure. (Translate this article).

OptiPEN Adventurer

Sempre que você sai para uma aventura que envolva mais de um dia, o abastecimento de água se torna um problema. Dependendo de quanto tempo irá durar sua aventura, do tipo de atividade, o quanto de reidratação será necessária, se terá algum tipo de suporte externo (carro de apoio, mulas, pontos de água potável), nem sempre é viável carregar toda a água necessária (mesmo com um equipamento estilo dromedário).

Além disto, no mundo de hoje, é bastante raro encontrar-se uma fonte de água na natureza totalmente confiável, que pode ser ingerida sem riscos de contaminação. Mesmo em locais totalmente selvagens e ainda teoricamente intocados pelo homem, um curso de água pode estar contaminado por um animal selvagem morto mais acima no rio.

Para isto, existem diversos tipos de filtros disponíveis no mercado, vários de excelente qualidade, com capacidade de bloquear a passagem de microorganismos e poluentes, assim como pílulas, gotas e pastilhas que "esterilizam" a água.



Mas uma novidade no mundo da aventura (não tão novidade para criadores de peixes), que está sendo cada vez mais utilizada no exterior, são os dispositivos com luz ultravioleta. A radiação ultravioleta tem a capacidade de eliminar microorganismos, bactérias, protozoários, vírus e outros organismos vivos. Quando colocada na água, realmente a esteriliza por completo.

O que a empresa SteriPEN fez foi tornar a luz ultravioleta portátil e fácil de ser utilizada pelos aventureiros. Com diversos modelos disponíveis em seu site, eles garantem a eliminação de 99,9% de microorganismos, bactérias e protozoários em 1 litro de água com a aplicação da luz por apenas 90 segundo, com tempo de vida de 8000 aplicações.

A diferença entre os modelos está basicamente em recursos adicionais, como leds de alerta, visor LCD e design, e a empresa já recebeu diversos prêmios com seus produtos. No site você pode conferir diversos testes e estudos científicos comprovando a eficiência desta tecnologia.

Particularmente vejo apenas como um porém o fato de não prever realmente a filtragem da água, bloqueando particulas maiores. Existem alguns filtros portáteis muito eficientes que deixam uma água marrom totalmente cristalina, o que não irá acontecer com este equipamento. Talvez uma combinação dos dois tipos de filtros seja mais efetiva.

Assista também aqui no blog ao video publicado pela Hiking Lady demonstrando o uso do produto.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...