quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Entrevista exclusiva com o montanhista André Dib

Exclusive interview with the mountaineer André Dib. (Translate this article).

"O gosto pela aventura corre em suas veias. Ele vai aonde poucos vão. E quando chega lá, tira suas fotos de um jeito único, que mistura ousadia e conhecimento técnico". É o que diz a apresentação do montanhista e fotógrafo André Dib em seu website, em texto de Gustavo Junqueira, jornalista e parceiro de aventuras de André mundo afora. E é o que se percebe ao acompanhar o trabalho fotográfico e expedições deste aventureiro, sempre atencioso e disposto a uma boa conversa sobre o mundo da aventura.


Monte Roraima - Copyright © André Dib. All rights reserved.

As fotografias de André Dib, também disponíveis em seus álbuns no Flickr, impressionam pela qualidade estética, cores e composições que surpreendem mesmo quando a natureza por si só seria suficiente para nos encantar. Não é por menos que já são vários os prêmios conquistados pelo fotógrafo, como o de Melhor Fotografia - Menção Honrosa - Avistar Brasil 2008 e recentemente a escolha como Fotografia do Mês de Setembro pelo site da revista National Geographics.

É dele também a capa da edição da Aventura e Ação deste mês de novembro (entre outras), revista para a qual André colabora com suas fotos e matérias das aventuras que encara regularmente. As aventuras de André também podem ser acompanhadas na sua coluna no site Extremos, que publicou uma ótima análise da foto de capa do mês feita na Serra da Canastra agora em outubro, e pelo site Trilhas e Aventuras.


Índios Pataxós - Copyright © André Dib. All rights reserved.

Na entrevista exclusiva ao Blog 40milkm André conta um pouco sobre como começou a sua paixão pelo montanhismo, que o levou a conquistas como as 11  montanhas mais altas do Brasil, Vulcão Cotopaxi no Equador, Cordilheira Real na Bolívia e uma incursão pelo Deserto do Atacama no Chile, que rendeu uma bela exposição de fotos e documentário em vídeo. Acompanhe a entrevista:

40milkm:
Como você iniciou no montanhismo?

André:
Comecei com as trilhas há pouco tempo. No ano 2000 ainda não sabia o que era me sentir integrado com algo maior, que é esse contato íntimo com a natureza e com as sensações que ela nos proporciona. As montanhas vieram a seguir. Conheci o parque nacional de Itatiaia em 2001 e a partir dali só aumentou  meu respeito e minha admiração por esse mundo visto do alto, essa busca pela imensidão vista de um cume.
 

Monte Roraima - Tepuis - Copyright © André Dib. All rights reserved.

40milkm:
Entre todas as montanhas que escalou, quais foram as mais recompensadoras?

André: 
Na realidade não sou escalador, sou um fotógrafo apaixonado pelas montanhas e pela liberdade que essa busca nos remete. Cada montanha tem sua peculiaridade, seu encanto, sua magia. A cratera do Vulcão Cotopaxi, por exemplo, me trouxe uma experiência muito forte, que eu trago viva ainda hoje na minha memória. O Huayna Potosí me marcou por ser a minha primeira montanha acima dos 6000. No Brasil eu já estive 3 vezes no Monte Roraima. Aquela atmosfera misteriosa é algo único, que me atrai. Sei que ainda volto lá outras vezes.

40milkm:
Entre os 11 picos mais altos do Brasil, qual foi o mais difícil e desafiador de todos?

André: 
Sem dúvida nenhuma, o Pico da Neblina foi a montanha mais difícil que subi no país. A umidade, o calor e a hostilidade da floresta fazem desse destino um dos menos freqüentados do mundo. Acho que as dificuldades encontrados na montanha nos fazem crescer e aprender a enfrentar nossos problemas diários com mais serenidade, e isso só aprendemos quando estamos diante de alguma circunstância crítica.


Canto das Almas - Igatú, Bahia - Copyright © André Dib. All rights reserved.

40milkm:
Você já passou por alguma situação em que teve que desistir da conquista de um pico, ou uma situação de emergência?

André: 
Em julho desse ano, quando tentávamos chegar ao topo do Parinacota com 6350 metros, com um guia contratado para cuidar da logística da empreitada, descobrimos que não teríamos água e nem alimento para a ascensão, e quando já estávamos a 6 mil metros famintos e desidratados resolvemos voltar. Na realidade foi um erro nosso, de contar com um outro que não estava  preocupado com as nossas provisões, e que nos passava uma previsão pessimista do restante do trajeto. Nos dois dias que ficamos na montanha passamos fome, literalmente, dividindo algumas calorias em 3. Essa foi minha experiência mais frustrante, pois sabíamos que poderíamos chegar ao cume, estávamos próximos e bem aclimatados, e tivemos que desistir.


Laguna Blanca - Atacama - Copyright © André Dib. All rights reserved.

40milkm:
Quais os seus planos para as próximas escaladas?

André: 
Quero conhecer o Aconcágua, e me programo para tentar subi-lo em janeiro próximo. Evidentemente vou buscar a rota normal, já que não sou escalador. Já estou negociando matérias e parcerias para essa jornada.

40milkm:
Alguma dica especial para os leitores do 40 mil km?

André: 
É difícil dar dicas sem cair nos clichês, mas acreditar naquilo que se faz, se manter no caminho com dedicação e perseverança faz com que as coisas conspirem a nosso favor. Como a subida de uma montanha, que é árdua, porém como o cume, recompensadora.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonita montanha !

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...