terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dean, a águia!

Dean Potter, um dos maiores escaladores da atualidade e também praticante de slackline (muitas vezes sem nenhum equipamento de segurança) realizou em agosto deste ano o mais longo BASE jump da história, percorrendo 9000 pés em 2min20s após um salto do Eiger nos Alpes Suíços.

Dean contou ao blog prAna, que costuma publicar suas aventuras e de vários outros atletas, que o piloto do helicóptero que acompanhou o salto nunca vira em 10 anos algo igual, tendo-o apelidado de "Eagle" (águia). Dean comenta também que alguns dias antes um amigo tentou o mesmo salto e, tendo calculado mal, por apenas alguns metros veio a colidir com o solo e falecer, o que o faz ver que não é invencível. O vídeo abaixo mostra parte da aventura a qual o blog promete divulgar mais imagens assim que finalizar a edição.



No ano passado, Dean ficou morando em torno de 15 dias em uma caverna da mesma montanha, aguardando uma janela de tempo para realizar uma escalada solo livre da rota Deep Blue Sea (5.12+) apenas com um paraquedas de segurança nas costas. Neste vídeo você pode ver algumas cenas de Dean praticando o slackline e a escalada no Eiger:



Mas aproveitando que estamos falando de Dean Potter, vale a pena relembrar para quem já viu este fantástico vídeo onde o atleta mostra toda a sua habilidade em outra escalada solo no "El Nose of El Captain" no parque americano Yosemite, meca dos escaladores. Meu momento favorito do vídeo, a partir de 1min. aproximadamente, é a cara de outro escalador ancorado na parede quando Dean passa literalmente correndo por ele apenas pedindo para que não o toque. Vale MUITO a pena assistir!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...