sábado, 26 de setembro de 2009

A melhor proteção para o seu mapa segundo Ian Adamson


Quem está acostumado a levar mapas em corridas de aventura ou expedições, sabe muito bem o desastre que pode ser o contato com a água ou mesmo o suor do corpo: de borrões que impedem a leitura até o esfarelamento de boa parte do mapa. Eu mesmo particularmente já tive mapas encharcados mesmo utilizando os map cases da Coghlans (aqueles com a borda amarelinha) e da Azteq. O da Cohglans já vi até se rasgar nas mãos de um corredor de aventura. O da Azteq particularmente gosto muito devido aos velcros que permitem manter o case dobrado enquanto está pendurado ao pescoço, exceto pelo fato de que inundou numa virada de duck em corredeira. São bons equipamentos, mas talvez não para o nível de exigência de corridas de aventura. Comprei recentemente um da Sea to Summit, parece ser o mais resistente de todos, mas ainda não testei.

Outra opção bastante utilizada é a de proteger o mapa com plástico adesivo do tipo "papel contact", mas que muitas vezes acaba permitindo a entrada de água por pequenos furos que se formam nas repetidas dobras durante o uso. Além disto, a tarefa de "embalar" o mapa as pressas antes de uma largada, com pouco tempo para marcação das coordenadas dos PCs (pontos de controle) e cuidando para não formar bolhas, é sempre angustiante.



Mas que tal utilizar o map case que Ian Adamson, um dos maiores corredores de aventura, campeão do mundo diversas vezes e 4 vezes recordista mundial (endurance) de Caiaque (veja a lista de conquistas na WikiPedia), recomenda e afirma utilizar para transportar seus mapas e outros equipamentos obrigatórios em suas provas? O produto é da empresa americana Loksak, fundada por um scuba diver em busca de um saco 100% a prova d'água. O principal produto da empresa, utilizado por Ian e outros corredores como o neozelandês Nathan Fa'avae (também corredor de aventura e campeão de mountain bike), é o aLOKSAK®, um saco estanque com selo hermético completamente a prova de água (até 60m de profundidade), ar, poeira e humidade. O saco além de transparente é flexível e a prova de furos, e possui um sistema de fechamento "adesivo" que pode ser selado inúmeras vezes. É oferecido em diversos tamanhos e formatos, desde 12X10cm até 81X40cm e possui uma versão com filme protetor contra odores para carregar alimentos (e mantê-los longe do faro de animais silvestres).

Ainda não encontrei para venda no Brasil, mas falando diretamente com a gerente comercial da empresa ela comentou que podem enviar para cá, apesar de não constar nas informações do site.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...