sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Aventureiros na TV

Graças aos canais de tv a cabo ou satélite, não precisamos nos limitar a assistir somente a futebol quando se fala de esportes na mídia brasileira. Canais como Discovery Channel e National Geographic Channel tem nos trazido constantemente programas de tv que nos levam diretamente ao mundo da aventura, lado a lado com exploradores mais, ou menos, audaciosos.

No Brasil, podemos acompanhar atualmente as aventuras de Edward Michael Grylls, conhecido como Bear Grylls, no programa "A Prova de Tudo" (originalmente "Man vs. Wild"), Les Stroud, no programa "Survivorman" e Bruce Parry, no programa "Na Amazônia com Bruce Parry" ("Amazon"), todos transmitidos pelo canal Discovery. Já no exterior, a National Geographic estreou neste mês o programa "Alone in the Wild" com Ed Wardle.


Bear Grylls

Bear Grylls, nascido na Irlanda e recém eleito chefe maior dos escoteiros do Reino Unido, serviu nas forças armadas no regimento especial de serviço aéreo (SAS) como soldado, instrutor de sobrevivência e médico da tropa. Em 1996 sofreu um sério acidente de paraquedas no Kenya que o fez ficar em reabilitação por 18 meses em um hospital militar após 3 costelas quebradas, o que não o impediu de em 1998 realizar seu sonho de infância de subir o Monte Everest, entre outras aventuras.

O programa de Bear, "A Prova de Tudo", é uma proposta de guia de como sair das mais difíceis situações em vários dos ambientes mais inóspitos do mundo. Bear dá dicas de como sobreviver em montanhas, cavernas, desertos áridos, quedas em lagos congelados, areia movediça e outros desafios. Também dá dicas de como obter comida e água, montar abrigos e utilizar os elementos da natureza a seu favor. O programa é cheio de emoções e situações de adrenalina, onde Bear se expõe a todo tipo de "torturas". Entretanto, seu programa recebeu críticas severas após terem sido reveladas algumas situações em que, ao contrário do que seus episódios mostraram do aventureiro passando noites de frio na natureza, Bear estaria dormindo com a equipe de filmagem em confortáveis hotéis de luxo. O que não tira o mérito de sua disposição e coragem e das locações fantásticas exibidas nos episódios do programa.


Les Stroud

O "Survivorman" Les Stroud já nos apresenta um outro estilo. Les é canadense, músico, produtor de filmes e expert em sobrevivência, tendo criado vários programas filmados na natureza para canais de televisão no seu país, incluindo a própria Discovery, além de ter participado ativamente de diversas corridas de aventura. Em seu programa, Les Stroud também é levado a diferentes locais inóspitos ao redor do mundo, diferenciando-se pelo fato de ficar totalmente isolado e sem equipe de apoio ou de filmagem. O aventureiro faz toda a gravação das imagens sozinho, normalmente por um período de 7 dias até ser resgatado, mostrando situações bem mais realistas de sobrevivência em busca de água, comida e abrigos criados por ele mesmo, passando muitas vezes por situações de privação de sono, desidratação, fome e doenças adquiridas no contato com a natureza selvagem. Vale a pena acompanhar o vídeo blog de Les Stroud atualizado quase que diariamente.



Bruce Parry

Bruce Parry, aventureiro britânico, ex-mariner (das forças armadas britânicas) já foi apresentador de outros programas de aventura e nos traz "Na Amazônia com Bruce Parry", onde percorre com sua equipe de filmagem os mais diversos locais e vilarejos ao longo do Amazonas, de sua foz ao oceano Atlântico (veja também o post sobre os "Amazon Walkers"). Parry conhece e convive com várias tribos indígenas, populações ribeirinhas e trabalhadores da mata, mostrando os hábitos, costumes e tradições destes povos. Embora também passe por várias situações difíceis e exaustivas, seja em caminhadas ou trajetos por rios, o programa de Parry já tem um estilo bem mais leve de aventura, embora não possa ser classificado como uma série de turismo devido ao próprio ambiente selvagem da floresta amazônica. O site do programa possui um material riquíssimo sobre a aventura de Parry, com o blog completo e recheado de vídeos dos locais por onde passou.



Ed Wardle


"Alone in the Wild", de Ed Wardle, vem a ser o mais inovador entre os programas apresentados. Ed, que já tinha escalado e filmado o documentário "Everest: Beyond the Limit" para o Discovery Channel e participado de uma expediçao ao Pólo Norte, foi literalmente largado no território de Yukon no norte do Canadá para um período de autosuficiência de 90 dias. O grande diferencial do programa, é que foi possível acompanhar os dias de Ed através de mensagens diárias na sua página no Twitter e de mensagens e gravações de vídeo pelo site da National antes mesmo dos episódios estrearem na televisão americana. Em sua aventura, Ed perdeu mais de 12kg e acabou solicitando resgate após 50 dias sozinho na natureza pelas dificuldades em lidar com a falta de comida e com a solidão. Os sites Dark Roasted Blend e Channel 4 também trazem algumas informações, fotos e vídeos de Ed, caso não consigam acessar os originais no site americano da National Geographics (o que eu particularmente não estou mais conseguindo)

Dicas:
Acompanhe a programação da National Geographics e a programação da Discovery.
Alguns dos programas citados também já estão disponíveis para compra através do site da Amazon.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...