terça-feira, 23 de março de 2010

Avaliação barraca Lafuma Manta 2

Lafuma Manta 2 tent review. (Translate this article).

Lafuma Manta 2

Em janeiro deste ano, na minha volta pelo Chile e Argentina na região andina e dos lagos, pude testar e avaliar a barraca para duas pessoas Manta 2 da Lafuma. A Manta 2 é uma barraca direcionada para o uso em montanha, com perfil 4 estações, desenhada para suportar invernos mais rigorosos. Possui um design muito bonito e vários detalhes que a tornam uma barraca bastante atrativa, mas com alguns probleminhas na sua concepção.

Entre as vantagens que pude perceber nesta barraca, é a extrema facilidade para montá-la. A parte interna da barraca é presa a capa através de presilhas elásticas de fácil engate e as varetas de alumínio ficam na parte externa da barraca, em dutos costurados na capa. Isto permite que você possa simplesmente remover as varetas e guardar a barraca com a parte interna e externa já montadas, agilizando muito o trabalho.

Outro ponto interessante, é que a capa externa possui proteção para neve em todo o seu entorno, permitindo que o reforço contra ventos fortes seja ainda maior, seja através do uso da neve ou de pedras como peso, o que foi o caso para o uso no acompamento em Confluência no Aconcágua. Existe também a opção de amarrar esta proteção para permitir uma maior circulação de ar por baixo da capa.

 Detalhe das pedras sobre a aba de proteção ao vento.

Em relação ao tamanho, ela seria ideal para somente uma pessoa com mochilas e equipamentos. No meu caso, que tenho 1,91m de altura, e estava acompanhado de minha esposa, as mochilas tinham que passar a noite na parte externa, dentro do avanço, que ficava um tanto apertado mesmo sendo generoso. O espaço interno ficou um pouco justo no comprimento pois para mim eram apenas 10cm de folga, mas bastante tranquilo mesmo para duas pessoas grandes considerando que não privilegiamos exatamente o conforto, e sim o fato de termos uma barraca prática e leve.

Quanto ao conforto térmico, se você busca proteção para temperaturas realmente frias, é uma boa opção. Por ser confeccionada em Nylon Ripstop 190T tanto na parte interna quanto na capa externa, com resinagem para suportar colunas de água de até 5000mm, ela é extremamente selada para o frio. Chegamos a passar calor e dormimos com a porta interna aberta, mesmo com a temperatura da noite chegando a -8 graus centígrados. Claro que com roupas e com um bom saco de dormir também para baixas temperaturas. A ventilação poderia ser um pouco melhor. Os flaps na parte superior não são suficientes, e apenas metade da porta possui tela. A pequena janela junto aos pés é realmente pequena.

 Lafuma Manta 2

Mas nem tudo são flores. Alguns detalhes deixaram a desejar. Um deles são os dutos por onde as varetas passam, feitos de um tecido cheio de pequenos furos, como uma renda, que claramente seriam motivos de problemas futuros, pois não parecem nem um pouco resistentes. Tanto que os ilhoses fixados a eles, onde é apoiada a vareta horiontal do avanço, em poucos dias começaram a apresentar sinais de rompimento na intersecção com o tecido. Mas o maior problema que tivemos foi com os dois fechos do avanço. Já no primeiro dia de acampamento, e primeiro de uso, um dos fechos estragou. Por mais que tentásse arrumá-lo, não consegui mais fazê-lo fechar, abrindo-se sozinho a toda hora. Por sorte, o que é uma vantagem, além do fecho o avanço também fica selado por velcro, o que impediu um pouco a entrada de vento, mas não 100%, por não ser inteiro de cima abaixo. Posteriormente, lá pelo décimo quinto dia de acampamento, foi a vez do outro fecho do avanço. Então ficamos com uma porta de avanço totalmente fragilizada e sujeita a intempéries, o que poderia ser um problema realmente grave caso estivéssemos em condições ainda mais extremas.

Por fim, é uma barraca a que me afeiçoei e de um modo geral recomendaria, não fosse pelo problema com os fechos. A barraca foi enviada para o representante no Brasil através da loja onde a adquiri, e infelizmente não possuem peças para repôr, pois o modelo saiu de linha, e nem tampouco previsão de chegada de uma nova linha, reduzindo ainda mais as opções de barracas para montanha disponíveis nas lojas especializadas no país.

Estou fazendo portanto um upgrade para o modelo VE 25 para 3 pessoas da marca The North Face, com apoio do pessoal da BigWall para encontrar uma barraca dentro do que buscava. Vamos ver como vai se comportar. Assim que tiver uma avaliação sobre o equipamento estarei compartilhando aqui com vocês.

5 comentários:

es montana jlle disse...

Olá, essa barraca é resistente a chuva???
Estou a procura de uma descente, puder ajudar agradeço!!!

Rodrigo Meurer disse...

Olá!
Sim, entre as que tem no mercado é a com maior resistência inclusive. Resistente também a vento e neve.

abs
Rodrigo

João Paulo Lucena disse...

Rodrigo, uso desde 1998 um modelo Mountain Tent da North Face e somente agora, 14 anos depois, as fitas adesivas que complementam a selagem interna das costuras descolaram em função do ressecamento da cola. A barraca continua impecável, como nova, de construção absolutamente robusta e durável. Quando comprei em 1998 esse modelo era considerado a melhor barraca do mundo para alta montanha. O modelo VE-25 é outro clássico da North Face, com a diferença que é para 3 pessoas enquanto a minha é para 2. Grande aquisição pois com mais espaço o conforto será bem maior porque a resistência e a durabilidade já estão garantidas. Abraços!

Rodrigo Meurer disse...

Pois então JP. tenho utilizado a TNF VE 25 quando preciso mais espaço ou quando o perrengue é maior, e uma Azteq Nepal, mais compacta, quando vou solo. To devendo um review de ambas! A VE 25 é fantástica, maravilhosa!!!! A Nepal, fora a (única) vareta quebrada, mas por mau uso, tem se garantido bem, até pro sul da Argentina :). Valeu o comentário! Abs

Pedro Bugim disse...

Tenho uma Manta 2 da Lafuma e já utilizei, além de locais menos "agressivos", no Aconcágua, Cordón Del Plata, Frey, Arenales, Huayna Potosi, Sajama., etc. Até agora, a bendita sempre suportou muito bem as aventuras. Três fatores que muito me agradam, são: 1) Peso - Esta barraca é realmente leve; 2) Praticidade - Muito simples para montar e desmontar, sobretudo, sob forte vento e nevasca; e 3) Isolamento - De fato, é a barraca mais quente que eu já tive. É comum eu dormir com a porta interna aberta, mesmo estando em temperaturas negativas!
Uma pena ler aqui que essa linha foi descontinuada. Também tive alguns problemas com os zippers da porta do avanço, mas levei numa costureira que fez um ótimo trabalho e recomendou passar silicone nos trilhos, de vez em quando. Depois disso, não tive mais problemas!
Abraços!
Pedro Bugim

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...