segunda-feira, 29 de março de 2010

Avaliação lanterna Princeton Tec Fuel

Princeton Tec Fuel lantern review. (Translate this article).


Princeton Tec Fuel

Recebi alguns equipamentos do pessoal da Proativa para avaliar, entre eles a lanterna Fuel da marca Princeton Tec. A marca é bastante conhecida há bastante tempo no Brasil pelo pessoal que pratica mergulho. Pessoalmente, há uns 10 anos, tive uma lanterna da marca, específica para esta atividade, que era  simplesmente uma das melhores do mercado e que eu já experimentara, Utlizava ainda lâmpada halógena de alta intensidade, e possuía um feixe de luz muito intenso e concentrado, excelente para uso em pequenas grutas e para investigar tocas atrás de peixes, moréias e polvos para apreciar. A lanterna, ou o que restou dela, infelizmente deve estar se arrastando no fundo do mar próximo a Ilha do Arvoredo em Santa Catarina desde quando a perdi em um mergulho. Ainda sinto a perda em termos de equipamentos pessoais de qualidade.

Pois, quando recebi a lanterna de cabeça Fuel, confesso que não levei muita "fé", devido ao pequeno tamanho. A lanterna pesa somente 78g e é um pouco maior que um isqueiro em sua largura. Utiliza 3 pilhas do tipo "AAA", possui 3 leds, um botão de acionamento e acompanha a tira elástica para prendê-la a cabeça.

Mas, me surpreendi, e muito, com o equipamento. Apesar do tamanho reduzido, a lanterna produz um excelente feixe de luz, que combina uma área mais concentrada ao centro e um halo bastante amplo, de menor intensidade, ao redor. Isto permite que você tenha uma visão mais clara do ponto para onde está olhando mas também uma boa visão periférica do que está no entorno.

Tenho o privilégio de morar em um sítio com uma boa área aberta e uma mata nativa fechada ao fundo, o que me permite testar todo o tipo de equipamento em diversas condições.  A Fuel respondeu muito bem tanto em áreas mais amplas, permitindo uma visão bastante clara até aproximadamente 21 metros de distância e 4 metros para cada lado do foco principal. Em uma área fechada na mata, de aproximadamente 8m x 5m, praticamente todo o espaço ficou bem iluminado.

Uma grande vantagem que pude perceber são as 3 opções de intensidade acionadas pelo botão na parte superior do corpo da lanterna. Tranquilamente você acabará utilizando o modo mais intenso se estiver percorrendo uma trilha de bike ou a pé, o modo intermediário na área de acampamento (até para economizar bateria) e o modo menos intenso para, por exemplo, leitura dentro da barraca. O próprio fato da lanterna ter as pilhas embutidas no próprio corpo, e não em um recipiente separado na parte traseira da fita (ficando atrás da cabeça), como em lanternas mais robustas, torna o ato de ler mais agradável, pois em nada atrapalha ao se encostar. Há ainda o modo flash, em que os leds ficam piscando de forma intermitente.

Durante o uso, também é possível regular verticalmente o feixe de luz, para iluminar mais próximo aos seus pés ou mais ao longe, conforme a situação. De acordo com a intensidade escolhida, as baterias podem durar até 160hs de uso, permitindo uma luminosidade local, mínima, equivalente a luz de uma lua cheia, de acordo com as especificações do fabricante.

Após testar a lanterna por alguns dias, achei uma ótima opção tanto como lanterna principal, para condições não muito extremas (para isto há outras opções inclusive da própria marca), assim como uma boa lanterna de backup (duplicidade de equipamento por segurança) e para uso nos acampamentos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...