quarta-feira, 3 de março de 2010

Yvon Chouinard e a Patagônia

Yvon Chouinard and Patagonia. (Translate this article).

Yvin Chouinard (segundo da direita para a esquerda)
e a Fun Hog Expedition

Yvon Chouinard, nascido em 1938 em Maine, EUA, filho de um ferreiro franco-canadense, escalador e ambientalista, é hoje proprietário de uma das maiores marcas de vestuários e equipamentos de aventura, a Patagonia, e vem sendo um grande influenciador e inovador nas atividades e causas a que se dedica.

Chouinard iniciou na escalada em sua juventude motivado pelo hobby da falcoaria e o interesse no vôo das aves, que naturalmente o levaram as montanhas e rochas. Para economizar dinheiro, começou a fabricar seus próprios equipamentos de escalada, fundando posteriormente a Chouinard Equipment Ltda., já que começara a atender a solicitações por parte de outros escaladores pelos seus produtos. A primeira empresa de Chouinard deu origem a uma das melhores companhias de equipamentos, a Black Diamond, fundada por seus funcionários a partir da compra de sua empresa, que veio a falir em 1989.

Em 1968, Chouinard e alguns amigos partiram em uma aventura extrema em busca do "último local selvagem na Terra", e acabaram percorrendo o território da Patagônia e escalando o Cerro Fitzroy. A paixão e o envolvimento com a natureza foram tão grandes, que mais tarde o empresário adquiriu 17 mil acres de terras no Chile e Argentina, a qual foi anexando novas áreas até um total de mais de 2 milhões de acres na atualidade, sendo o maior proprietário na região patagônica. O objetivo de Chouinard é manter as áreas completamente intactas na forma de Parques Nacionais.

A aventura de Yvon Chouinard pelo sul das américas virou um livro fotográfico e um documentário criado por eles mesmos, ambos intitulados "180° South: Conquerors of the Useless". Assista ao trailer desta fantástica aventura.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...