Lance Mackey wins Iditarod Trail Sled Dog Race XXXVIII in Alaska. (Translate this article).
E encerrou hoje uma das minhas provas preferidas no mundo, a Iditarod, clássica travessia de Anchorage a Nome no Alaska com trenós puxados por cães.
O musher Lance Mackey completou os 1850 km com 11 cães, após 8 dias, 23 horas, 59 minutos e 9 segundos de prova, em uma velocidade média de 7,74 km/h. Mackey se tornou o primeiro competidor das 38 edições da prova a vencê-la por 4 vezes consecutivas, ao que dedicou o mérito ao seu time e líderes, especialmente a fêmea de 3 anos Maple.
O site oficial da prova apresenta o percurso completo com a descrição de cada um dos checkpoints por onde os aventureiros passaram (e alguns ainda estão passando no momento), além de relatos, fóruns de discussão, notícias especializadas e espaços exclusivos par treinadores de cães e "pilotos".
Conforme comentado anteriormente aqui no blog, a prova foi inspirada em um fato histórico, quando em 1925 a cidade de Nome sofreu com a difteria. Devido ao mau tempo e impossibilidade de acesso a cidade por outros meios, foram utilizados em torno de 100 cães com trenós para buscar a vacina em Anchorage.
0 comentários:
Postar um comentário