quinta-feira, 25 de março de 2010

Apa Sherpa tentará bater seu recorde no Everest

Apa Sherpa attempts to brake his own record on Everest. (Translate this article).

Lhakpa Tenzing Sherpa, mais conhecido como Apa Sherpa, é um pequeno nepalês nascido em 1960, que iniciou sua vida na montanha aos 12 anos de idade, quando teve que trabalhar carregando equipamentos junto a expedições para ajudar a sustentar sua família após o falecimento de seu pai.

Hoje, Apa Sherpa detém o recorde da pessoa com maior números de conquistas ao cume do Monte Everest, sendo 19 completadas em maio de 2009. Sua primeira escalada ao cume foi em 10 de maio de 1990, ao lado de grandes nomes da escalada, Rob Hall, Gary Ball, e Peter Hillary (dica: você pode saber melhor sobre eles lendo o livro "No Ar Rarefeito" de Jon Krakauer).

Arpa Sherpa hoje vive em Salt Lake nos EUA, onde busca melhores condições de educação para seu filho e outras crianças do Nepal. Conforme o próprio escalador, teria largado todos os méritos e conquistas pela oportunidade dele mesmo ter estudado e tornado-se um médico, o que não foi possível pela situação familiar.

E de acordo com o que divulgou um mebro de sua equipe de apoio, Arpa Sherpa já se encontra neste momento no Nepal para tentar quebrar o próprio recorde, na tentavia de finalizar sua vigésima segunda conquista do cume, sendo que nenhuma das anteriores teve especificamente este objetivo, e sim o de garantir a segurança de outros sherpas e escaladores como uma atividade de trabalho.

Será possível acompanhar a subida do sherpa pelo seu twitter. Conheça também um pouco mais sobre o escalador nepalês neste recente vídeo criado pela BBC.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...