sábado, 28 de novembro de 2009

Race Across America (RAAM): filme Bycicle Dreams + Daniela Genovesi

Race Across America: Bycicle Dreams movie and Daniela Genovesi. (Translate this article).



"Bycicle Dreams", filme do documentarista Stephen Auerbach, mostra um outro lado dos desafios dos esportes de endurance, através da visão de diversos ciclistas que enfrentaram solo a Race Across America (RAAM) em 2005. A RAAM é uma das provas mais duras de ciclismo no mundo, onde os atletas pedalam da costa leste a costa oeste dos EUA, em uma distância de 4800km, chegando a pedalar em torno de 500 km diários, dormindo apenas uma ou duas horas a cada dia.

O documentário lançado em 25 de abril de 2009 já conquistou diversos prêmios, como o de "Melhor Diretor" no Yosemite Film Festival e "Melhor Documentário" no Grand Rapids Film Festival, entre outros títulos em mais cinco festivais de filmes de esportes "outdoor". O filme de Auerbach tem se destacado não apenas por exibir imagens incríveis da prova, mas por retratar os motivos que levam a estes homens e mulheres a se submeterem a condições tão extenuantes, colocando seus corpos e mentes em situações extremas, beirando o limite do possível.



E uma atleta brasileira já provou deste desafio, com o melhor resultado possível. Em 28 edições já realizadas do RAAM, apenas 11 mulheres conseguiram completar a prova na categoria solo e jamais uma sul-americana havia completado até esta ano de 2009, feito realizado pela atleta brasileira Daniela Genovesi.

Daniela é professora de educação física formada pela Universidade Gama Filho, 3 vezes campeã brasileira de body board, campeã mundial e européia de jiu-jitsu e desde 2000 compete no mountain bike, ciclismo de estrada e esportes ao ar livre, incluindo corridas de aventura e canoagem. A brasileira foi vencedora da World Cup de Ciclismo de Ultra-distância em 2008, o que a credenciou como a primeira atleta sul-americana a participar no Race Across America 2009.



Dani completou os 4.800 km, de costa a costa dos Estados Unidos, em 11 dias, 17 horas e oito minutos, chegando a pedalar 20 horas por dia. Para vencer a RAAM, Dani adotou como estratégia as horas de descanso programado (ela dormia quatro horas diárias sempre), e manter um ritmo diário. Ela passou por alguns momentos difíceis, principalmente quando estava atrás da americana Janet Christiansen. O sofrimento inicial a fez pensar na possibilidade de não conseguir completar a prova. "Comecei a sentir muitas dores nos dois joelhos, que ficaram inchados. Na TS 50, dormi por duas horas, tomei anti-inflamatórios e as dores diminuíram, mas por um momento eu pensei que o corpo poderia dizer não, mas deu tudo certo", explicou a campeã à mídia após o evento.

"Esta prova é um sofrimento enorme, por isso fiz a opção de encarar como uma expedição, para me divertir. O repórter do site oficial não conseguia acreditar como eu estava sempre sorrindo, assim como a minha equipe. Isso fez grande diferença", disse Dani, que perdeu apenas quatro quilos na sua "expedição", o que já estava dentro do previsto. Sua alimentação era baseada em shakes e macarrão, com altas doses de carboidrato e proteína.

Talvez Dani tenha algumas respostas aos atletas que enfrentaram ou pretendem enfrentar a RAAM no futuro, pois durante a prova de 2009, foi extremamanete admirada por conseguir manter seu espírito confiante e bom humor ao longo dos duros 4800 km.

Assista ao trailer do documentário Bycicle Dreams.



E a matéria realizada pelo programa Esporte Espetacular com a Dani Genovesi.



2 comentários:

Jose Baronio disse...

Uma média de 480 Km POR DIA??
Caramba... não é pra qq um. Que nem disse um dos entrevistados, é algo completamente fora da realidade.

Rodrigo Meurer disse...

Certo Jose! As vezes fico pensando o quanto é preparação física e o quanto é preparação mental. Acho que o maior desafio destes atletas de endurance "extremo" (vamos dizer assim) é com os próprios pensamentos!

Abs. e obrigado pelo comentário! ;)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...