sábado, 13 de fevereiro de 2010

Novo "Supertraje" para uso em montanha

New Supersuit for mountaineering. (Translate this article).


Ao que tudo indica, teremos uma grande revolução em termos de vestuários para montanha nos próximos anos. A empresa de tecidos Hanes revelou recentemente, no Outdoor Retailer Show, uma roupa que estão chamando de "Supersuit" e será lançada sob a marca Champion. O traje de apenas 3mm de espessura promete fornecer tanto aquecimento e resistência a água e ao vento quanto as grossas roupas de pena de ganso ("dawn"), de até 40mm utilizadas atualmente. Se isto se comprovar, o novo traje trará uma grande diferença em termos de conforto e movimento para montahistas e demais esportistas de inverno.

A equipe Climb With Us estará testando o traje neste próximo outono em uma escalada ao Everest, uma prova de fogo, ou melhor, "de frio", que irá demonstrar ao mundo do montanhismo, onde muitos ainda estão céticos, a real eficiência da roupa.

Comparativo entre casacos de Dawn e de Aerogel.

Conforme explica o site da Fast Company, o Supersuite é composto por 5 camadas de diferentes tipos de tecidos, sendo que o grande diferencial é a camada de Aerogel, um composto de vidro aerado, o sólido mais leve no planeta e mesmo assim a prova de água e vento. O material protege também a uma larga escala de temperaturas, que vão de -267,78 a 537,78 graus centígrados. O único problema do Aerogel ainda é o custo. Já existem alguns casacos feitos com o material que ultrapassam os US$ 2.000,00, mas a Hanes pretende, através de pesquisa e design de novas tecnologias de fabricação, reduzir o custo para que se torne viável comercialmente para mais pessoas, o que deve ocorrer somente a partir de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...