Ao que tudo indica, teremos uma grande revolução em termos de vestuários para montanha nos próximos anos. A empresa de tecidos Hanes revelou recentemente, no Outdoor Retailer Show, uma roupa que estão chamando de "Supersuit" e será lançada sob a marca Champion. O traje de apenas 3mm de espessura promete fornecer tanto aquecimento e resistência a água e ao vento quanto as grossas roupas de pena de ganso ("dawn"), de até 40mm utilizadas atualmente. Se isto se comprovar, o novo traje trará uma grande diferença em termos de conforto e movimento para montahistas e demais esportistas de inverno.
A equipe Climb With Us estará testando o traje neste próximo outono em uma escalada ao Everest, uma prova de fogo, ou melhor, "de frio", que irá demonstrar ao mundo do montanhismo, onde muitos ainda estão céticos, a real eficiência da roupa.
Comparativo entre casacos de Dawn e de Aerogel.
Conforme explica o site da Fast Company, o Supersuite é composto por 5 camadas de diferentes tipos de tecidos, sendo que o grande diferencial é a camada de Aerogel, um composto de vidro aerado, o sólido mais leve no planeta e mesmo assim a prova de água e vento. O material protege também a uma larga escala de temperaturas, que vão de -267,78 a 537,78 graus centígrados. O único problema do Aerogel ainda é o custo. Já existem alguns casacos feitos com o material que ultrapassam os US$ 2.000,00, mas a Hanes pretende, através de pesquisa e design de novas tecnologias de fabricação, reduzir o custo para que se torne viável comercialmente para mais pessoas, o que deve ocorrer somente a partir de 2011.
0 comentários:
Postar um comentário