quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Escaladora com Esclerose Múltipla conquista os 7 Cumes

Climber with Multiple Sclerosis conquer the 7 Summits. (Translate this article).

Lori Schneider

Alan Arnette, colunista do blog Outside, publicou em seu site dedicado ao Everest, uma entrevista com Lori Schneider, uma escaladora de 53 anos, que completou em maio de 2009 a escalada aos 7 cumes mais altos de cada continente do planeta, quando chegou ao cume do Monte Everest.

Lori no pico do Everest

Além de já ser um feito notável, sonhado por muitos escaladores, há um grande diferencial nas conquistas de Lori. Aos 43 anos de idade, em 1999, após acordar um dia com 50% do corpo paralisado, Lori foi diagnosticada com Esclerose Múltipla, uma doença neurológica crônica. Um mês após o diagnóstico, chegou a ficar com todo o corpo paralisado, perdeu temporariamente a visão e teve problemas de equilíbrio e dificuldades para andar. Essa mudança radical na sua vida a fez querer ainda mais encarar novos desafios, conhecer novos lugares e voltar a escalar ainda mais forte.

Lori já tinha um histórico de viajante, desde os 15 anos de idade quando fez sua primeira viagem à Europa e posteriormente a diversos outros países ao redor do mundo. Em 1993 participou do sonho de seu pai de escalar o Monte Kilmanjaro, na África, na data do seu aniversário de 61 anos. Seis anos depois, na virada do ano novo de 1999 para 2000 escalou o Monte Aconcágua, onde nasceu então a idéia dos 7 cumes.

Monte Kilimanjaro

Lori largou o emprego de professora e o casamento, e se dedicou completamente a preparação e treinamento para suas escaladas, principalmente a do Monte Everest. Sua doença se manteve estabilizada, permitindo que alcançasse com sucesso seu objetivo. Hoje Lori dá palestras nos EUA sobre os seus feitos como fonte de inspiração a demais pessoas com ou sem dificuldades de saúde. Em 2011, pretende levar um grupo de pessoas com Esclerose Múltipla para escalar o Monte Kilimanjaro.

Confira o site de Lori Schneider, onde ela faz o relato de sua história e de suas conquistas, e veja a entrevista no site de Alan Arnette, onde comenta como foi sua escalada a montanha mais alta da Terra.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...