quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Europeus cruzam o Aconcágua em balão de ar quente

European crosses Aconcagua in a hot air balloon. (Translate this article).

Aconcágua ao fundo no balão Ultramagic Ecomagic Aconcágua.

Neste dia 03 de fevereiro de 2010, o espanhol Josep Maria Lladó Costa e o alemão Uwe Schneider realizaram uma travessia no Aconcágua de uma maneira diferente. Ambos são pilotos e cruzaram os Andes em um balão de ar quente, também denominado "Aconcágua", desenvolvido pela empresa Ultramagic.

A dupla partiu da cidade de Illapel, Chile, as 07h23min da manhã e subiram a uma altitude inicial de 6000m, voando por um longo tempo a 5000m até alcançar a direção do Aconcágua. Após 30km de vôo, subiram novamente e passaram ao norte do cume a 8000m de altitude, precisamente as 8h40min da manhã. Em seguida, realizaram mais uma subida até os 9000m para evitar turbulências e, após cruzar a última cadeia de montanhas, desceram aos 4000m se deslocando para o leste em direção a cidade argentina de Mendoza.

As 12h06min da tarde, o balão aterrisou com segurança ao sul de Mendoza, próximo a uma rodovia, onde foram recebidos pela imprensa acompanhada do piloto local Eduardo Vaques.

O balão Ultramagic Ecomagic estava preparado com equipamentos e tecnologia que garantiam que o balão voasse do nascer ao pôr-do-sol, sistemas de comunicação por rádio e satélite (Iridium), GPS, barômetro e termômetro infravermelho, além de cilindros de oxigênio para uso dos pilotos e um para a chama. Também os pilotos estavam preparados para o frio intenso, com roupas especiais que garantiam o conforto até 25 graus centígrados negativos.

Veja o relato completo da aventura da dupla de pilotos europeus no site da Ultramagic.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...