sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Exploradora rumo ao Pólo Norte Geográfico

Woman explorer towards the Geographic North Pole. (Translate this article).

 Foto © Mark Bourdillon

A exploradora e consevacionista Christina Franco pretende nesta temporada retornar ao Pólo Norte e se tornar a primeira mulher a realizar a façanha "solo" e sem assistência.

Christina pretende iniciar sua travessia de 775km a partir do Cabo Discovery, no Canadá, e esquiar, caminhar e nadar até o Pólo Norte Geográfico, enfrentando o frio, tempestades, placas de gelo quebradiças e até ursos polares.

Durante os primeiros 20 dias Christina vai encontrar um terreno traiçoeiro, formado por torres de gelo, algumas tão altas quanto um prédio de dois andares. Estas formações são criadas quando as placas congeladas do mar colidem, e são um abiente propício para a presença de ursos polares. Quando o chão voltar a ficar plano, se apresenta uma nova ameaça em águas abertas,  a possibilidade de congelamento. Christina vai levar um traje seco (impermeável) para vestir sobre a roupa, e seu trenó foi desenvolvido para flutuar e permitir que deslize na água para quando precisar atravessar pontos a nado.

Toda as noites Christina irá montar acampamento e terá que derreter água para hidratar comida liofilizada. Contará também com tecnologia que permitirá gravar seu diário de áudio para atualizar os seguidores da expedição em seu website. Após chegar ao Pólo Norte, será resgatada, provavelmente em abril, por uma estação de gelo russa, a Borneo Camp, um acampamento temporário um grau a partir do Pólo, e voará para casa através da Noruega.

Christina estará arrecadando fundos para três instituições de caridade: Motor Neurone Disease Association (MNDA), Save The Rhino e The Wilderness Leadership School.

Acompanhe também a aventura de Christina Franco através de seu Twitter.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...