domingo, 20 de fevereiro de 2011

Canivetes e Facas Opinel

Opinel Knifes. (Translate this article).


Acho que todo aventureiro curte um bom canivete ou faca para levar em acampamentos, trilhas, escaladas e outras empreitadas. Existem modelos de todos os tipos e materiais, de tudo quanto é tamanho e até para usos bastante específicos. Vale até faca do "Rambo".

Mas na última ida a Bariloche para explorar os refúgios do Cerro Catedral e posteriormente El Bolsón, encontrei na excelente loja da Garmont (Elflein 13, esquina Morales), onde sempre sou bem recebido pelo queridíssimo Herbert (montanhista e escalador), alguns exemplares da marca Opinel.

A marca Opinel pertence a empresa francesa homônima, originada no trabalho com forja de metais pela família Opinel em uma pequena vila perto de Saint-Jean-de-Maurienne em Savoie, desde 1800, a qual fabrica uma linha tradicional de canivetes e facas desde 1890.

A coleção de facas Opinel possui 11 tamanhos diferentes, que vão do número 2 ao 13 (os números 1 e 11 foram discontinuados), em inúmeros modelos de materiais, formatos e cores, mas como principal característica de terem seus cabos feitos sempre em madeira. Já foram lançados inclusive modelos comemorativos para o Tour de France e os anos 2000, entre outros.

Mas o mais interessante nas facas Opinel, é que sua montagem é extremamente simples e permanece praticamente inalterada desde o primeiro modelo há 120 anos. São apenas 4 componentes: a lâmina, a empunhadura de madeira, um colar de metal que segura a lâmina contra a madeira, e outro colar mais externo, que gira para travar a lâmina tanto na posição aberta quanto fechada.

Simples, leve e elegante. Escolhi o tamanho número 8, que parece mais apropriado para o uso do dia-a-dia nas aventuras, e desde então a tenho levado para todos os lados. Recomendo para quem tiver a oportunidade de adquirir uma. Très Chick.

1 comentários:

gabel disse...

adquirir a n. 8 tmb, estou bem satisfeito! prática e sem frescura! Só 9 euros!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...