quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Em curso o Tour d'Afrique 2011

Tour d'Afrique 2011 is on the road. (Translate this article).


A nona edição do Tour d'Afrique 2011 já está na estrada. Em 15 de janeiro, 73 ansiosos ciclistas (de catorze diferentes nacionalidades) alinharam-se para a foto oficial do Tour em frente às famosas pirâmides de Cairo, no Egito, e após dezenas de entrevistas, foi dado o grito de largada. Cerca de 25 participantes inscreveram-se para a competição, e já começaram com força total, enquanto o restante aproveitava para tirar fotos, fazer vídeos e experienciar esse dia tão esperado.

O Tour d'Afrique é o mais longo (e um dos mais duros) eventos de ciclismo do mundo, e atravessa toda a extensão do continente africano, de norte a sul. São doze mil quilômetros pedalados em 96 etapas – distribuídas em 120 dias – através de 10 países (Egito, Sudão, Etiópia, Quênia, Tanzânia, Malawi, Zâmbia, Botsuana, Namíbia e África do Sul) . Os participantes pedalam por antigos templos, parques nacionais com intensa vida selvagem, através de desertos, pelos pés do lendário Monte Kilimanjaro, pelas paisagens bíblicas das montanhas Simian (Etiópia), savanas e através das mais magníficas e selvagens regiões da Botsuana e da Namíbia.


Os primeiros dias do Tour foram marcados por belas e distintas paisagens. Desertos, estradas margeando o Mar Vermelho, montanhas rochosas e o repentino verde próximo ao Nilo. Acampados na turística cidade de Luxor, os ciclistas têm seu primeiro dia de descanso após as primeiras seis etapas (766 km) do Tour. Os animados aventureiros aproveitarão a oportunidade para conhecer o famoso templo de Karnak, o Vale dos Reis, e outras atrações turísticas, mas principalmente para atualizar seus blogs, conversar com usas famílias e planejar sua estratégica para o próximo trecho. Cada dia traz consigo novos desafios como vento contrário, barracas destruídas por tempestades de areia durante a noite, dores causadas pelos longos dias de selim consecutivos, fadiga mental e principalmente a dinâmica social de viver com um grande grupo por quatro meses em condições tão extremas.


Nas últimas notícias recebidas, o Tour d'Afrique 2011 descansava em Cartum, capital do Sudão, um interessante país de maioria islâmica e o maior país em extensão territorial do continente africano. Para encarar o caótico trânsito da cidade, a organização realizou um comboio, uma massa de quase 100 ciclistas pedalando em um grande grupo escoltado pela polícia e por um grupo de ciclistas sudaneses. Ninguém estava com pressa, pois durante a manhã, haviam disputado o primeiro Time Trial (tomada de tempo individual) do Tour, e estavam todos exaustos.

Acompanhe a expedição através da página no Facebook, com a presença do brasileiro (e staff do TDA) Cristiano Werneck. Quem sabe no ano que vem a gente se vê por lá!!?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...