quinta-feira, 21 de julho de 2011

IV Festival de Escalada em Gelo de Vallecitos

IV Vallecitos Ice Climbing Festival. (Translate this article).


Neste final de semana passado, dias 16 e 17 de julho de 2011, estive acompanhando e fotografando o IV Festival de Escalada em Gelo de Vallecitos, em Mendoza, na Argentina.

O evento é organizado pelo brasileiro Humberto Câmara Júnior, sócio da empresa Vento Negro, que prepara antecipadamente as cascatas artificiais junto a um dos afluentes do Rio Blanco, puxando com mangueiras as águas do pequeno riacho até pontos mais altos na montanha.

O evento contou com 22 inscritos, entre homens e mulheres, de diferentes nacionalidades. Entre eles os gaúchos Hugo Lagranha Neto, vencedor da categoria masculina amador, e Elton Renan Fagundes, proprietário da Stonehenge Alpinismo Industrial, experientes escaladores em rocha aqui do sul do Brasil.

Vallecitos fica localizado no Cordón del Plata, uma parte da pré-cordilheira andina com picos que vão dos 3 aos 6 mil metros de altitude. A região toda é lindíssima, e uma ótima opção para montanhistas iniciantes ou experientes que querem praticar, aprimorar suas técnicas, ou mesmo realizar a aclimatação para a escalada ao cume do Aconcágua, também próximo a região.

Minha experiência por lá começou 3 dias antes do evento iniciar. Fiquei hospedado no excelente Refúgio de Montanha San Bernardo, que conta com infraestrutura completa para receber montanhistas e aventureiros de todos os cantos do mundo. Tive a oportunidade de conviver nestes 5 dias com um grupo de franceses e argentinos muito amáveis e divertidos, principalmente o "refugiero" Marco e suas duas filhas Angie e Letícia, também montanhistas e escaladoras, sendo Angie a segunda colocada no ranking de escalada na Argentina. Tivemos música ao vivo de primeira (violão e voz) por conta de um francês estudante de música latina, ótimos vinhos, fervorosas conversas sobre as experiências nas montanhas, jogos de carta, filmes e leitura em frente a lareira permanentemente acesa, espantando os momentos de extremo frio ao lado de fora do refúgio.

Refúgio San Bernardo.

A aventura ficou por conta de dois trekkings até a área chamada de Las Vieguitas, a 3300m de altitude, um local belíssimo utilizado como acampamento base para a ascensão às montanhas no entorno. Na primeira subida acompanhei o montanhista Gonzalo Torres que iria pernoitar no local, mas acabou descendo novamente ao refúgio mais tarde devido a uma iminente tormenta prevista para a noite. Como me encantei com o local, com seus picos nevados e rios congelados, retornei dois dias após, novamente com Gonzalo, em um trekking noturno para pegar o sol nascendo e aproveitar a luz da manhã para fotografar. O frio era "de rachar". As extremidades das mãos e pés chegavam a doer de tanto frio, principalmente na hora de remover as luvas para operar a câmera fotográfica. Mas a paisagem compensava.

Las Vieguitas

Trekking para pegar o sol nascendo em Las Vieguitas.

Meu principal objetivo em Vallecitos era realmente fotografar o festival de escalada em gelo. Em torno de 60 pessoas estavam envolvidas com o evento, entre competidores, organizadores e espectadores, incluindo o pessoal da polícia de resgate em montanha de Mendoza, "astros" da série "Esquadrão de Resgate" atualmente sendo exibida na NatGeo, que apareceram por lá no Domingo. A prova iniciou com os esportistas das categorias "amadora" e "elite", subdivididas em "masculina" e "feminina", escalando com seus piquetes e crampons duas cascatas paralelas com inclinação de quase 90 graus, coladas a rocha. O grande momento da prova aconteceu na final de domingo, onde a cascata utilizada pendia sobre uma superfície negativa de rocha, formando um arco entre o gelo e parede de pedras. Os participantes da categoria amadora realizavam a escalada direto pelo gelo, enquanto a "elite" escalava primeiro a rocha até encontrar o ponto com gelo. Apenas um competidor da categoria elite, o argentino Javier Giuliani, conseguiu chegar ao topo nesta cascata, o que rendeu muitas quedas dos demais atletas e muita vibração da "torcida".

Cascatas artificiais.

Atleta da categoria Elite escalando pela rocha.

A surpresa ficou por conta do gaúcho Hugo, que sem saber da sua vitória, retornou ao refúgio sem participar da premiação, por não imaginar que teria vencido a categoria amadora. Posteriormente, enquanto jantávamos em um restaurante em Mendoza, Hugo revelou que apesar de muitos anos de experiência como escalador em rocha, esta fora sua primeira experiência de escalada em gelo.

O pódio do campeonato ficou da seguinte forma:

Categoria elite masculino:
1) Javier Giuliani (ARG), atual bi-campeão do torneio
2) Martín Lucero (ARG), também duas vezes campeão
3) Fabricio Oieni (ARG), segundo colocado na edição anterior

Categoria masculino amador:
1) Hugo Lagranha Neto (BRA),
2) Mariano Baistrocchi (ARG)
3) Eduardo Tonetti (BRA)

Categoria elite feminino:
1) Milena Gómez (ARG)
2) Carla Rattá (ARG)
3) Sol Giadorou (ARG)

5 comentários:

Alessandra disse...

Lindas fotos!!Comparti no Face ;) Bons ventos

Rodrigo Meurer disse...

Mto obrigado Alessandra! Valeu!

Anônimo disse...

Oi Rodrigo!

Lindas fotos! Elas registraram a magia e a beleza de Vallecitos.

Abraço!

Hugo Lagranha Neto

Rodrigo Meurer disse...

Muito obrigado Hugo! Abração!

Henrique Kelbert disse...

Fotos sensacionais, surreais!
Estou acompanhando o blog desde ja!

Ai vai o link do meu proprio blog tambem sobre viagens: http://vidanatrilha.blogspot.com/

aguardo criticas!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...