quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ecomotion 2011 Extremo Sul Bahia

Ecomotion Pro 2011 Adventure Race. (Translate this article).

A Ecomotion Pro, a mais importante corrida de aventura da América Latina, que teve sua edição deste ano entre os dias 07 e 17 de abril, mais uma vez surpreendeu a atletas e equipes pelos grandes desafios colocados na prova.

Índios Pataxó

Grupo de capoeira

O evento de abertura em Porto Seguro foi belíssimo. Com o tema da prova deste ano centrado na homenagem ao dia do Índio e no descobrimento do Brasil, todos puderam disfrutar de uma linda apresentação de índios Pataxós, um grupo de capoeira e outro de músicos tradicionais locais. O lado humorístico ficou por conta de um Pedro Álvares Cabral vestido a caráter falando sobre o Brasil.




No dia seguinte, após o briefing em um resort luxuoso da cidade de Prado, as equipes embarcaram as 21hs para passar a noite em alto mar, aguardando o amanhecer espalhados pelo convés de duas escunas, na tentativa de um pouco de sono. Logo que acordados, embarcaram nos caiaques estilo "sit-on-top" e se dirigiram remando para o ponto oficial da largada. O sobrevôo do helicóptero da organização deu o estímulo e adrenalina que as equipes precisavam para sair remando com toda a força em direção a costa.

Trechos como o trekking de 80km do PC2 em Cumuruxatiba, passando pela Barra do Rio Cahy, local considerado o ponto de origem do descobrimento do Brasil por Pedro Álvarez Cabral, pela Ponta do Corumbau e continente adentro, finalizando no topo do Monte Pascoal em uma subida de 1200m, exigiram o máximo de resistência dos atletas.



O clima colaborou para tornar a prova ainda mais difícil. Com um sol intenso, calor de 40 graus, mas com pancadas de chuva praticamente diárias, os trechos de mountain bike ficaram completamente enlameados, fazendo com que as equipes tivessem que carregar por muitos quilômetros as bicicletas, já que até empurrá-las era complicado.



Por conta da chuva, algumas partes da prova tiveram que ser canceladas ou modificadas, pois até os carros das equipes de apoio teriam dificuldades em chegar nos locais.

Entre os pontos altos da prova, um trekking até um dos platôs do Monte Pescoço, uma fantástica pedra que aflora em meio aos campos verdes do sul da Bahia, e a modalidade de técnicas verticais com 900m de vias na mítica Pedra do Oratório (onde existe uma gruta gigantesca em meio a parede, visitada apenas uma vez há 30 anos pelo herói da cidade de Guaratiba, Zé Pisca), literalmente roubaram o fôlego dos atletas e de todos envolvidos com a prova.

Monte Pescoço

Equipe Oskalunga Medley

Guaratiba foi um show a parte. A cidade inteira estava preparada para receber as equipes. No momento da chegada das equipes Quasar Lontra, Cosa Nostra e Trotamundos, foram disparados fogos de artifício e uma correria se deu pelas ruas e praça central. O staff da Ecomotion e da prefeitura local teve que fazer cordões de isolamento no PC e na área de transição criada pela equipe de apoio, para que os atletas pudessem receber atendimento, alimentação e os equipamentos para o vertical. Potes e mais potes de açaí formaram o cardápio energético dos já desgastados competidores.


Verticais nos 900m da Pedra do Oratório.

Na chegada algumas surpresas. A equipe vitoriosa foi a experiente Oskalunga Medley, de Brasília, seguida das equipes Trotamundo e Curtlo Lobo Guará. A grande favorita, Quasar Lontra, composta por Rafael Campos, Mateus Ferraz Gil e o casal norteamericano Paul Romero e Karen Lundgren, dois dos mais conhecidos e experientes competidores no mundo, ficou com o quarto lugar. Um dos principais motivos foram os pés de Paul e Karen, que ficaram sacrificados pelas grandes distâncias e dificuldades, a ponto de Karen precisar ser carregada pelos atletas brasileiros na chegada. A própria dupla reconheceu que de todas as 300 provas em que participaram, esta foi a que mais sentiram dores e dificuldades para concluir. Corrida de Aventura é isto, imprevisível. Paul e Karen já correram em outro ano no Ecomotion pela equipe Oskalunga.

Chegada em caiaques em Porto Seguro

Equipe Quasar Lontra, 4o. Lugar

O encerramento, momento de grande integração dos atletas, foi a oportunidade dos mesmos reverem em vídeo as imagens captadas durante a prova, com situações inusitadas e empolgantes pelos quais passaram, além de uma homenagem ao staff do Ecomotion e ao seu idealizador e diretor Said Aiach Neto. Também o grupo de 4 atletas que neste ano alcançaram o cume do Monte Everest, que inclui Paul Romero e Karen Lundgren, tiveram seu momento na noite. Por fim, como sempre, todos muito cansados da prova, mas já com aquela sensação de saudade de tudo, esperando pelo próximo ano.

Equipe Oskalung Medley, a grande campeã

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...