News from Aconcagua and Seven Summit Project. (Translate this article).
Gisele e eu com o Aconcágua ao fundo, neste 05 de janeiro
O Aconcágua está nos sonhos de muita gente. Foi o que pudemos comprovar na semana passada pessoalmente. É impressionante a quantidade de estrangeiros, assim como argentinos, que se dirigem a Puente del Inca e ao Parque Provincial Aconcagua para tentar o cume ou simplesmente realizar os trekkings na região.
Nos 4 dias que passamos no parque, tivemos o prqzer de encontrar o fotógrafo e montanhista André Dib, conforme tinhamos a expectativa. Foi uma conversa muito bacana no primeirio acampamento base, em confluência, a 3400m de altitude. Falamos da preparação para o cume, frio, esforço, banho, etc., além de outras aventuras pelo Brasil e Argentina. André partiu dia 05/01 para Plaza de Mulas, a 4300m, com mais dois amigos, enquanto eu e a Gisele fomos realizar o trekking a Plaza Francia, 4200m. A esta altura o André está por lá, em aclimatação. Ainda não temos notícias.
Mas não está fácil a temporada para o cume neste ano. De acordo com o jornal Los Andes, ingressaram no parque em torno de 2500 pessoas até o momento, snedo 1530 para a tentativa ao cume. Deste total, 77 pessoas tiveram que ser resgatadas por problemas de aclimatação, sendo que 17 corriam grande risco de morte. Um norteamericano perdeu a vida.
Kintae Sam e Oh Iljae descansando em Puente del Inca após tentativa ao cume.
Entre as diversas equipes internacionais que já estiveram tentando o cume, encontramos em Puente del Inca a equipe coreana de Kintae Sam e Oh Iljae, do site ClimbLove, que pretende em 2010 escalar os conhecidos "7 cumes" (Seven Summits), que compreendem no pico mais alto de cada continente. O primeiro cume no projeto para a equipe coreana foi o Aconcágua, mas a conquista não ocorreu desta vez. Um dos membros da equipe, inclusive, teve que abandonar mais cedo a montanha pois teve sérios problemas com a altitude, tendo sofrido de um edema pulmonar e também periférico, ficando com rosto e olhos inchados e outros sinais.
Nome do projeto da equipe coreana.
Logomarca do projeto da equipe coreana, com os 7 picos.
Vamos aguardar informações sobre a tentativa de escalada ao cume pelo andré Dib e equipe, e também sobre o projeto Seven Summits da equipe coreana.
0 comentários:
Postar um comentário