segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Entrevista com Fátima del Angel, primeira latinoamericana no Pólo Norte

Interview with Fatima del Angel, the first Latin American to reach the North Pole. (Translate this article).



A alpinista mexicana Fátima del Ángel, nascida em Córdoba, Veracruz,  fez parte de uma expedição internacional, com dez membros no total, liderada por Victor Boyarski, explorador polar russo, que a levou ao título de primeira mulher latinoamericana a alcançar o Pólo Norte geográfico . A expedição partiu da estação polar russa Barneo (89 º 31,5 'N 30 ° 27' W), localizada a aproximadamente 100 quilômetros do Pólo (60 milhas) e alcançou sua meta em 8 de abril deste ano, as 14:45. A estação foi criada em 1993 e todos os anos, várias expedições partem do local para se deslocar pelo chamado "último grau para o Pólo Norte".



Em entrevista exclusiva (em espanhol) cedida neste mês ao site Montañismo y Exploración, Fátima comenta sobre os vários desafios enfrentados no caminho e sobre a responsabilidade em ser a primeira latinoamericana a alcançar o pólo. Em uma árdua rotina de 8 horas de caminhada com esqui, que incluiu acordar todos os dias a 7hs, preparar comida e derreter gelo para obter água, Fátima relata as dificuldades e perigos de se deslocar pelo ártico, enfrentando gretas formadas pela movimentação da crosta, canais de água que levam ao mar, frio de 40 graus centígrados negativos e outras situações que, se não forem enfrentadas com muita antenção e determinação, podem facilmente levar a morte.



"Ver tudo isto te faz refletir: no que estava pensando quando decidi vir ao Pólo Norte? Mas quando pensas que se conseguir vencer isto, serás capaz de realizar qualquer coisa, o ânimo aumenta e você continua em frente", comenta Fátima.

Entre os planos de Fátima para seus próximos desafios está prioritariamente alcançar o Pólo Sul. "Sempre acreditei que os limítes estão na mente e que tudo é possível", diz Fátima.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...