quarta-feira, 22 de maio de 2013
Patagônia argentina recebe nova área privada de 37.500 acres
Posted on 00:40 in América Latina, Argentina, Conservação, Patagônia, Yvon Chouinard by Rodrigo Meurer
Nesta semana, no dia 16 de maio de 2013, a fundação Conservacion Patagonica doou uma área de 37.500 acres para o sistema de parques nacionais da Argentina, área conhecida como El Rincón na província de Santa Cruz, que será anexada ao Parque Nacional Perito Moreno.
As vastas terras aos pés da face sul do monte San Lorenzo foram inicialmente compradas na década de 80 por Douglas Tompkins, fundador das empresas The North Face e Esprit, e parceiro de escalada de Yvon Chouinard nos anos 60, fundador da empresa Patagonia e um dos responsáveis pela criação da empresa Black Diammond. Doug usou o dinheiro da venda das suas marcas para a compra do rancho El Rincón e em 1992 doou a área para a fundação The Conservation Land Trust com o objetivo de restaurar os habitats naturais, removendo os sinais da presença humana como a criação de gado, cercas e construções e repassar para o sistema de parques nacionais, mas não houve na época interesse pelo governo do então presidente Carlos Menem.
Posteriormente a The Conservation Land Trust passou as terras para a Conservacion Patagonica que, desde 2006, criou diversos programas internacionais de voluntariado para a recuperação e conservação da área que hoje então passa a fazer parte dos parques nacionais argentinos. A fundação é responsável também pela projeto de criação, ainda em andamento, do Parque Nacional Patagonia, no Chile, com mais de 200 mil acres.
Entre os principais atrativos da gigantesca área doada ao governo argentino estão o Rio Lácteo, formado pelo degelo de glaciares e o próprio monte San Lorenzo, o segundo maior pico na região patagônica, considerado o "Everest" de toda a região por sua similaridade com os picos do Himalaia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário