terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Equipamentos para Aventura (testados)

Equipment for Adventure (tested). (Translate this article).

Voltando a ativa no blog, após uma volta de 30 dias (e em torno de 9mil km) pelo Chile e Argentina, quero aproveitar para escrever sobre três equipamentos que utilizamos e foram de grande ajuda em nossa aventura (lembrando que estes "reviews" são totalmente isentos de qualquer tipo de apoio ou patrocínio).

Bolsas de Transporte - Kailash Transport 110

Resolvemos de última hora, antes da partida, adquirir estas bolsas de transporte para as mochilas cargueiras (estávamos com mochilas de 60+15 e 75+10 litros), com o objetivo de proteger não apenas as mochilas mas os demais acessórios que levávamos em anexo: bastões de caminhada, isolantes térmicos, saco de dormir, etc. As bolsas da Kailash são feitas de Nylon Ripstop 250D, muito resistentes, impermeabilizadas e com um fecho bastante forte, que permite trancá-las com cadeado para não serem abertas. Possuem também uma bolsinha prática para armazená-la, ficando com um tamanho relativamente pequeno. Embora dê um pouco mais de trabalho, vale a pena colocar o equipamento nas bolsas antes de cada vôo ou ônibus tomado, já que o pessoal que manuseia as bagagens não é nem um pouco cuidadoso. Ficávamos sempre tranquilos, sabendo que nada se perderia e seria mais difícil que algo fosse danificado.

Mas além disto, a grande vantagem de levar as bolsas foi que, em diversos momentos, pudemos utilizá-las para deixar equipamentos que não precisaríamos guardados seguramente nos hostels. Um exemplo foi na ida para o Aconcágua. Deixamos diversos itens que só adicionavam peso às mochilas, e não eram essenciais, guardados nas bolsas, com cadeado. Inclusive deixamos uma parte em um hotel em Uspallata e outra parte em Puente del Inca, quando resolvemos descartar ainda mais peso.

O único problema destas bolsas são as travas das alças (clipes). Uma delas não resistiu ao peso e quebrou, impossibilitando o uso da alça, o que gera um transtorno para poder carregar o peso. Improvisamos utilizando um mosquetão leve de 25KN para prender a alça à mochila. Nossa sugestão à empresa é de utilizar D-rings de aço em conjunto com alguma presilha também em aço para engate (ou mesmo um mosquetão). Pretendemos fazer esta adaptação nas nossas, o que as deixarão perfeitas para qualquer situação.

Bastões de Caminhada - Trekking Poles Ferrino GTA


Utilizamos os bastões da Ferrino, mas poderiam ser quaisquer outros, de qualquer marca. Existem alguns com amortecedores e também aqueles feitos de fibra de carbono, mais leves. Estes são de alumínio, com regulagem de altura em dois pontos e uma empunhadura robusta e bastante confortável.

Até então nunca tínhamos levado bastões de caminhada, por achar que seriam apenas mais uma coisa para carregar e atrapalhar as mãos, mas resolvemos seguir a dica de alguns sites e de uma amiga, para a subida no Aconcágua, pois seriam "pernas extras" de acordo com ela. E realmente foi assim. Acabamos achando impensável fazer as trilhas que fizemos, não apenas no Aconcágua, sem os bastões. Eles servem não apenas como apoio para facilitar as subidas, mas também para equilíbrio em trilhas mais difíceis, segurança na descida (principalmente em locais escorregadios) e ponto de apoio para descanso em pé. Com mochilas de 20kg nas costas, faz muita diferença o apoio extra, principalmente montanha acima.

Buff Headwear


O Buff é um tipo de lenço já fechado na forma cilíndrica. Já conhecíamos pela internet mas nunca tínhamos utilizado. Compramos em uma loja em Santiago, Chile, mais por diversão, e acabamos não tirando mais da cabeça durante a viagem. O lance é que o Buff pode ser utilizado de diversas formas (são no mínimo 12 de acordo com o fabricante), como gorro, bandana, proteção para o pescoço, proteção para punhos e até gorro "pirata". É fácil de levar (cabe em qualquer lugar ou bolso), super leve, protege do sol, do vento ou mesmo do ar gelado para respirar (pode ser utilizado como uma balaclava). Foi muito útil contra o vento no Aconcágua, contra o ar gelado na subida do vulcão Villarica e ajudou a proteger dos gases tóxicos próximo a cratera. Ainda utilizei para refrescar a cabeça e pescoço encharcando-o com água dos rios por onde passamos.

Enfim, testamos e recomendamos os três acessórios para as suas aventuras!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...