Childrens on Everest. (Translate this article).
Pemba Dorje Sherpa, um sherpa nepalês que detém o recorde de subida mais rápida do Everest (oito horas e dez minutos em 2004), espera levar uma criança local ao cume, após o americano de 13 anos, Jordan Romero, ter se tornado a pessoa mais jovem a subir a montanha, no mês passado.
"O Nepal é um país pequeno e não possui uma boa publicidade", disse à AFP Dorje Sherpa. "Eu quero levar uma criança de 11 ou 12 anos de idade até o cume, porque eu acho que todos os recordes no Everest devem ser conquistados por pessoas do Nepal".
Dorje Sherpa, que vive em Kathmandu e nasceu em uma pequena vila no alto do Himalaia, viajou para o seu distrito natal esta semana para tentar encontrar uma criança para levar para o cume durante a temporada 2011 de escalada. Ele está inclusive considerando levar seu próprio filho, Tseten Sherpa, que completará dez anos este ano.
O Nepal não costuma conceder permissão a qualquer pessoa com menos de 16 anos a escalar o Everest. Jordan Romero, acompanhado por seu pai, Paul, escalou a montanha no lado norte do Tibete. Mas Sherpa disse que o Ministério do Turismo concordou em fazer uma exceção para uma criança do Nepal buscando quebrar o recorde do norte-americano.
Fonte: The Outside Blog.
0 comentários:
Postar um comentário